Encerramento da Semana da Saúde: veja programação no CAP e Santo Antônio

Publicada em 09/06/2017 - Fonte: ASCOM

Desde quarta-feira, profissionais da área de saúde, comunidade acadêmica e pessoas interessadas no assunto discutem, nos campi da UFSJ, temas como depressão, ansiedade, álcool e outras drogas. Nesta sexta-feira, 9 de junho, é o último dia da programação da Semana da Saúde. Campus Alto Paraopeba (CAP), em Ouro Branco/Congonhas, e Campus Santo Antônio (CSA), em São João del-Rei, são os espaços para os últimos debates do evento.

"Álcool e drogas" é tema de palestra da psicóloga clínica Mercês Sabino, no dia 9, às 14h, na sala 2.22B do CSA. Às 17h30, é a vez dos psicólogos Rafael Guimarães, da Fundação Ouro Branco (FOB), e Renan Senra Barbosa debaterem ansiedade e depressão na sala 105 do bloco 6 do Campus Alto Paraopeba (CAP). Serão emitidos certificados de participação aos acadêmicos.

Os temas

Depressão é considerada o "mal do século XXI", mas ainda assim muitos preferem enxergá-la como "bobagem" ou "falta de trabalho". Em outra ponta, a relação da sociedade com o álcool e outras drogas ainda é, no mínimo, estranha: celebra-se ou menospreza-se o bêbado, como se fosse um mero personagem fictício de comédia, admitem-se drogas para as funções mais básicas do viver (dormir, comer), mas implementa-se, há décadas, a chamada "guerra às drogas". Por trás de tudo isso, uma constatação que deveria ser óbvia: depressão, ansiedade, álcool e outras drogas são questões de saúde. Por isso são temas em destaque na Semana da Saúde da UFSJ.

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e reúne palestras e mesas-redondas conduzidas por profissonais de diversas áreas de saúde. As atividades são voltadas especialmente para estudantes, que, na Semana, encontram espaço para buscar informações sobre o tema e refletir sobre seu próprio cuidado com a saúde.