Alunos da rede pública de São João jogam videogame ambiental

Publicada em 12/06/2017

A segunda-feira, 12, começou movimentada para os alunos do sexto ano da Escola Estadual Inácio Passos, no bairro Bonfim, em São João del-Rei. Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, o projeto de extensão "UFSJ Bioagradável" e o programa de extensão "Uso de mídias digitais e jogos educacionais para ensino de ciência e biologia" desenvolveram atividades que estimularam a reflexão ambiental das crianças e adolescentes. Trocando experiências, respondendo quiz e jogando games, eles mostraram que as novas gerações podem fazer bonito no futuro.

O primeiro momento foi de conversa. Alunos e representantes dos projetos da UFSJ conversaram sobre experiências como hortas, reciclagem e uso racional da água. Os estudantes levaram para casa a Cartilha do Meio Ambiente, que propõe atividades com base em tirinhas, letra de música, liga-pontos e figuras para colorir.

Depois da conversa, os alunos trabalharam conceitos e práticas ambientais em games. O primeiro foi um quiz de 12 perguntas, que provocou discussão e debate até que conseguissem acertar todas as questões; o segundo, um jogo cujo objetivo era levar o lixo para a lixeira correta (metal, orgânico, papel, plástico ou vidro).

Os dois projetos da UFSJ desenvolverão novos jogos para atividades no segundo semestre de 2017, entre elas a Semana do Animal, que tradicionalmente acontece em outubro. Os games serão diferenciados conforme faixa etária a ser trabalhada. O objetivo é que, até março do ano que vem, mês de celebração da água, cerca de mil crianças possam ser alcançadas.