Programa Laços e Ações lança propostas para o CAPS

Publicada em 23/06/2017 - Fonte: ASCOM

O programa de extensão "Sistema de Saúde e Educação: estreitamento dos laços e ações conjuntas (Laços e Ações)" da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) lançou, no dia 12 de junho, propostas que serão desenvolvidas no decorrer deste ano. A ideia é atender aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade, "melhorando a qualidade de vida dos participantes”, destaca o professor do Departamento de Psicologia da UFSJ e coordenador do programa, Walter Melo. Também há possibilidade, segundo Walter, de se formarem novos profissionais com visão diferenciada acerca de questões relativas ao campo da saúde mental, o que pode contribuir para a melhoria desses serviços em médio prazo.

Dentre as ações está a manutenção de atividades de música às sextas-feiras pela manhã. Será iniciada também parceria em projetos de modelagem nas terças-feiras à tarde, junto com a equipe da professora do curso de Artes Aplicadas da UFSJ, Zandra Coelho de Miranda. Posteriormente, serão envolvidas pessoas da comunidade, a serem introduzidas no programa a partir da demanda.

Para Walter Melo, são três os fatores principais a serem obtidos a partir dessas atividades. O primeiro, explica, é "criar um ambiente acolhedor em contraposição aos estigmas que marcam a vida da maioria dos usuários de serviços de Saúde Mental. O segundo, dar oportunidade à criação, fator de saúde comprovado em trabalhos que se opõem às normatizações e à docilização dos corpos. E o terceiro, possibilitar a criação de vínculos afetivos entre usuários, estagiários e demais envolvidos no projeto, fortalecendo as possibilidades de inserção social.”

Diretrizes do SUS

Durante as atividades que são realizadas pelo Programa, os integrantes do CAPS (usuários e equipe técnica) têm a possibilidade de interagir com uma equipe que trabalha pautada nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica, e que está embasada em teóricos como Gastão Wagner de Souza Campos e Nise da Silveira, integrando ações de promoção e recuperação, de saúde coletiva e saúde mental.

Para Taís Gonçalves, professora adjunta do Departamento de Psicologia da UFSJ, e há dois meses atuando como supervisora das atividades do Laços e Ações, “o programa tem proporcionado acompanhar a inserção dos alunos na rede de saúde, possibilitando elaborar estratégias de articulação entre os estudantes em formação, as equipes de saúde e os usuários dos serviços”. Taís destaca que "é fundamental a Universidade contribuir com os profissionais que atuam na assistência à saúde pública, pois temos o grande desafio de garantir a qualidade do atendimento à população, a partir das diretrizes e dos princípios que orientam o nosso Sistema Único de Saúde". Para a professora, "garantir o acesso universal à saúde pública e de qualidade é o objetivo que se busca alcançar. A articulação entre os alunos, as equipes de saúde, os usuários e a comunidade pode ajudar a por em prática o conceito ampliado de saúde, que está relacionado à capacidade que temos de transformar a realidade, criando novas possibilidades para a vida de cada pessoa e para a vida coletiva.”

Experiência

Alunos do curso de Psicologia também são beneficiados pelo projeto, numa ação de mão dupla. Além de intervir terapeuticamente, esses estudantes fazem intervenções cobrando dos órgãos competentes o cuidado com os usuários, evidenciando problemas e denunciando a falta de acolhimento e tratamento.

Para o supervisor e orientador dos alunos de graduação, o mestrando Marcos Vinícius Thomaz, que atua no Laços e Ações desde 2012, as práticas têm se configurado como mais um dispositivo, conquistando resultados positivos pontuais com cada usuário que participa dos trabalhos, como a socialização de pacientes que pouco frequentam os espaços urbanos, com consequente melhora no quadro de saúde física e mental dos mesmos. “No entanto, precisamos de uma Rede de Atenção Psicossocial mais bem articulada e melhor capacitada para que esses resultados, que são pontuais na qualidade do tratamento de alguns usuários específicos, se tornem cada vez mais o fazer cotidiano em saúde mental aqui em São João del-Rei”, afirmou.

Já a aluna do sétimo período, Juliana Retorre, atua promovendo oficinas de jogos com o objetivo de possibilitar diversão e de intervir terapeuticamente nos usuários do CAPS. “Eu tenho aprendido muito sobre saúde pública, luta antimanicomial e atuação comunitária. Hoje tenho um outro olhar, mais engajado. Apesar do programa mostrar um caminho árduo e que causa muita angústia, me vejo mais forte e com argumentos sólidos na minha trajetória enquanto futura psicóloga”, constata.

Sobre sua experiência no programa, a coordenadora da Oficina Musical, Isabela Nogueira, relata: “Já presenciei momentos incríveis, como o da senhora que mal levantava sozinha e em uma das oficinas começou a dançar um samba. Mas, também, alguns tristes e difíceis. Pude conhecer pessoas fascinantes. É uma experiência única.”

Laços e Ações

O Programa teve início em 2007, com o objetivo de estabelecer parcerias com dispositivos de saúde do município e região. As ações são trabalhadas anualmente. Na proposta atual (2017-2019), a finalidade é criar um Centro de Convivência que atenda inicialmente usuários do CAPS Del Rei e possa ser ampliado para a população em geral. Para tal, são realizadas atividades expressivas como música, modelagem, criação literária, circo, teatro, entre outros que serão implementadas gradativamente. As atividades musicais acontecem nas sextas-feiras pela manhã e a modelagem nas tardes de terça-feira, ambas no Fortim dos Emboabas.

O Laços e Ações faz parte do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (Nepis), vinculado ao Departamento de Psicologia (Dpsic). Atualmente tem a participação do professor Walter Melo (coordenador), da professora Taís de Lacerda Gonçalves Massiére (Dpsic), Luiza Fernandes Barros e Marcos Vinícius Thomaz (mestrandos de psicologia da UFSJ) e mais dez alunos de graduação, que são bolsistas de Extensão. Conta, ainda, com a participação de uma equipe de acompanhamento terapêutico, que faz trabalho clínico no âmbito da psicologia com alguns usuários do CAPS Del Rei cujo objetivo principal é evitar as internações psiquiátricas.

Está integrado a outras atividades do Nepis, como: atendimento psicoterápico no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) no Campus Dom Bosco; acompanhamento terapêutico pelas ruas da cidade, favorecendo a integração social; PET Saúde, em que são trabalhadas as relações entre a Rede de Atenção Psicossocial dos municípios de São João del-Rei e de Barbacena, visando diminuir o índice de internações psiquiátricas; X Seminário Saúde e Educação, que será realizado no primeiro semestre de 2018; IV Seminário Caminhos Junguianos, que será realizado no segundo semestre de 2018.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Acompanhe!