Para ampliar o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde

Publicada em 27/06/2017

Debate marca ações do PET - Saúde da Mulher em busca da descentralização no acompanhamento das gestantes de São João del-Rei

O Auditório do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebe uma programação especial sobre a inserção do pré-natal na rede local de saúde, no dia 29 de junho. Organizado pelo PET-Saúde da Mulher, a discussão tem apoio da Prefeitura Municipal de São João del-Rei e do curso de Medicina da UFSJ. O evento começa às 19h.

Será apresentado o modo atual de acompanhamento das gestantes, como ele ocorre nos núcleos maternos, e a busca pela descentralização do processo. Descentralizar o pré-natal consiste em oferecer o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde, garantindo o cuidado e a qualidade nos procedimentos.

A mesa de abertura acontece às 19h com a presença da coordenadora do PET Saúde da Mulher, professora Cássia Beatriz Batista; da coordenadora do curso de Medicina da UFSJ, professora Rosa Gouvêa; e representantes da Secretaria de Saúde. Logo após, o tema “Qual a contribuição para a realização do pré-natal na atenção primária?” será discutido em mesa-redonda, às 20h30, formada por responsáveis de entidades ligadas à maternidade em São João del-Rei. O encerramento é às 21h30 com a professora e médica Nicole Rangel.

Em foco: a descentralização do pré-natal

Para tornar o atendimento a mulheres e crianças mais humano e aplicado, o Ministério da Saúde lançou o programa “Rede Cegonha”, realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A descentralização do pré-natal é uma das idealizações do projeto, que pretende observar as causas sociais que afetam à saúde de gestantes e fetos, procurando meios para transformar a situação. São João del-Rei já está inserida no programa e, com o envolvimento da Prefeitura, do PET-Saúde da Mulher e da Secretária de Saúde, a expectativa é de resultados efetivos.

De acordo com a aluna do curso de Medicina e voluntária do PET-Saúde, Raniera Bento, “a descentralização garante maior aparato e mais facilidade, já que as UBS são bem mais próximas. É um momento de autoconhecimento da mulher”, explica, arrematando: “descentralizar é promover o empoderamento da gestante”.

Eventos na UFSJ, capacitação a funcionários da UBS, discussões semanais, visitas domiciliares, projetos de pesquisa e extensão e oficinas fazem parte dos trabalhos já programados para promover a efetivação.

Sobre o PET - Saúde da Mulher

O PET - Saúde da Mulher nasceu de uma iniciativa do Comitê de Defesa da Vida, procurando garantir respeito e cuidado ao período de gestação. Composto por nove alunos do curso de Medicina da UFSJ, duas professoras, enfermeiros das UBS e responsáveis pela Secretaria de Saúde, o programa é um dos motivadores do processo de descentralização na cidade. Além dessa atuação, também faz parte das discussões do Conselho Municipal de Saúde, do Comitê de Defesa da Vida e do grupo Maternagem Ativa.