Inverno Cultural UFSJ divulga programação

Publicada em 28/06/2017 - Fonte: ASCOM

São João del-Rei é palco, entre os dias 22 e 30 de julho, de um dos maiores festivais de artes integradas de Minas Gerais: o Inverno Cultural UFSJ. Em cena, mais de 250 atividades, divulgadas desde ontem, 27, no site do evento. Nesta edição, o evento traz o tema “Universidade, arte e resistência: a cultura como bem comum”, e se aproxima ainda mais da comunidade.

Entre as novidades deste ano, destaque para ações que acontecem em bairros como Tijuco, Senhor dos Montes, Araçá e Matozinhos. Voltado para a cidadania cultural, desde março, o Inverno Cultural UFSJ reinveste parte dos recursos para a criação e manutenção de grupos artísticos e culturais locais, em que nove projetos de extensão democratizam o acesso e uso de bens culturais nessas três regiões de vulnerabilidade social da cidade.

Em formato híbrido, o evento reúne artistas contratados e extensionistas voluntários, promovendo 21 apresentações musicais, seis exposições de arte, 17 espetáculos de artes cênicas, 12 palestras, além de debates, performances poéticas e aulas abertas que tomarão conta da cidade em nove dias de resistência artística. Na área de formação em arte e cultura, a expectativa é envolver 1,5 mil pessoas nas 49 oficinas e quatro masterclasses. Em paralelo, eventos associados acontecem em museus e espaços culturais.

Ao todo, são mais de 200 pessoas envolvidas, entre monitores, coordenadores de área, produtores, equipe de logística e voluntários, na construção do maior programa de extensão da UFSJ.

A poesia visual atravessa a edição desde o tema até as peças gráficas. O conceito “Ocupe Arte” e o manifesto “Megafone uni-vos” procuram sintetizar o tema para defender a democratização da arte, o respeito a cultura popular e das periferias e o reconhecimento da cidade como um espaço vivo e vibrante.

O Inverno Cultural é uma realização da FAUF e UFSJ, com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Para conferir a programação completa, clique aqui.