Tropicália: alunos do Canto Popular apresentam espetáculo no Centro Cultural Feminino

Publicada em 03/07/2017

Neste semestre, os alunos do Canto Popular da UFSJ, coordenados pela professora Valéria Braga, trabalharam a Tropicália, movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Para completar o período em grande estilo, o grupo preparou um show para esta terça-feira, 4 de julho, às 20h, no Centro Cultural Feminino, com entrada franca.

Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. Ao mesmo tempo, sintonizaram a eletricidade com as informações da vanguarda erudita por meio dos inovadores arranjos de maestros como Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzela. Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as ideias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional. Seus participantes formaram um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, a cantora Gal Costa, Tom Zé e a banda Mutantes.