"Internet das coisas": lançamento de livro acontece nesta quarta, 5, no CAP

Publicada em 03/07/2017

O professor associado da UFSJ, Sérgio de Oliveira, lança o livro “Internet das Coisas - com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi”, nesta quarta-feira, 5 de julho, às 18h. O evento acontece na Sala de Apoio da Biblioteca do Campus Alto Paraopeba (CAP) e tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades (Dtech) da UFSJ, .

O livro aborda um tema extremamente atual. A Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things), é um processo tecnológico que vivenciamos quando a internet passa a fazer parte de dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia - aparelhos eletrodomésticos, meios de transportes, dentre outros.

A obra do professor Sérgio busca apresentar o desenvolvimento de aplicações práticas. Por isso, também foram incluídos exemplos de implementação de dispositivos IoT para situações cotidianas. Além disso, poderão ser encontrados princípios gerais de comunicação e programação para IoT e funcionamento básico de microcontroladores e seus módulos periféricos.

Para adquirir o livro, o leitor deve acessar o site da editora, www.novatec.com.br

O autor

Sérgio de Oliveira é professor do Dtech/UFSJ. Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Suas pesquisas são na área de redes de sensores sem fio, segurança de redes e sistemas embarcados. Também atua em convênios e projetos em parceria com empresas e órgãos públicos na área de Internet das Coisas.