UFSJ participa do “Programa Empreenda. Em Ação!”

Publicada em 06/07/2017

Alunos interessados em concorrer devem se matricular em uma das disciplinas relacionadas ao final deste texto. Os três melhores projetos de cada instituição passam para a grande final

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) foi selecionada para participar da nova edição do Programa "Empreenda. Em Ação!". Além da UFSJ, outras 15 Instituições de Ensino Superior também estão integradas ao projeto. Organizado pela Associação de Desenvolvimento de Software, Produtos e Pessoas da Região dos Inconfidentes Mineiros (DevelOP), localizada na cidade de Ouro Preto, o Programa visa aproximar a comunidade acadêmica do setor produtivo, gerando soluções inovadoras para a sociedade, bem como facilitar o surgimento de novos negócios.

Durante a execução do “Empreenda. Em Ação!”, os alunos deverão criar um projeto que compete na idealização, planejamento e apresentação de modelos de negócios reais que serão colocados em prática por intermédio de disciplinas curriculares relacionadas ao empreendedorismo. Ao longo das aulas, os trabalhos serão elaborados e estruturados para serem expostos em evento competitivo organizado pela própria Universidade.

Os três melhores projetos desenvolvidos dentro da UFSJ seguirão para a grande final, em Ouro Preto, na qual os finalistas participarão de rodadas presenciais e virtuais de investimento. No evento, os melhores projetos de empreendedorismo universitário do estado serão reconhecidos.

O "Empreenda. Em Ação!" foi criado na disciplina de empreendedorismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no ano de 2013, pelo professor Álvaro R. Pereira Júnior. Objetivando disseminar a educação empreendedora em Minas Gerais, os idealizadores do Programa decidiram expandir o projeto para outras instituições, com a instauração do Movimento Empreenda. Em ação!

A iniciativa de trazer a competição para a UFSJ veio do professor do Departamento de Ciências da Computação, Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, com apoio da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec), por meio de sua coordenadora, a professora Valéria Maria Martins Judice, e da administradora Moema Guimarães Santos, além dos professores da UFSJ que lecionam disciplinas relacionadas ao ramo do empreendedorismo.

Como participar

O primeiro passo para participar do "Empreenda. Em Ação!" é cursar uma das disciplinas citadas abaixo, no próximo semestre letivo, que se inicia no dia 7 de agosto. As próximas instruções e encaminhamentos serão dados em sala de aula. Confira as unidades curriculares participantes:

Oficina de Criação de Software - Ciência da Computação;
Realidade Virtual - Ciência da Computação;
Banco de Dados - Ciência da Computação;
Empreendedorismo da graduação - Engenharia Elétrica
Gerência de Pequenos Negócios - Administração;
Fundamentos de Administração e Empreendedorismo - Engenharia Mecânica;
Administração e Empreendedorismo - Bioquímica
Práticas em Bioquímica Analítica - Bioquímica
Introdução a Inovação Tecnológica: Da ideia ao produto - Bioquímica
Biotecnologia e Inovações - Pós-graduação em Biotecnologia
Biotecnologia aplicada à Saúde - Bioquímica

As inscrições periódicas para o segundo semestre letivo de 2017 vão de 22 a 24 de julho.