Alunos de Música da UFSJ participam da MUSIK-Expedition na Alemanha

Publicada em 10/07/2017 - Fonte: ASCOM

No dia 2 de julho teve início a segunda edição da MUSIK-Expedition (Expedição Musical) promovida pelo Instituto Spix e Martius. A expedição até a Alemanha é formada por alunos de Música da Universidade Federal de São João del-Rei, com representação acadêmica do professor Modesto Fonseca, do Departamento de Música da UFSJ. A viagem celebra a comemoração de 200 anos da Expedição realizada no Brasil empreendida pelos cientistas alemães Spix e Martius percorrendo as cidades alemãs Koblenz, Hochstadt e Erlang.

A turnê terá concertos no festival de música UNIMUS, da Universidade de Koblenz, no Gymnasium de Música de Erlangen e no Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT). O objetivo é que a expedição promova visibilidade das composições de autores mineiros do século XVIII e XIX como Padre José Maria Xavier (São João del-Rei), Manoel Dias de Oliveira (Tiradentes), Joaquim de Paula Souza (Prados) e outros, e também música sacra, popular e folclórica brasileira, o choro e a música instrumental contemporânea.

Além dos músicos convidados, a Expedição terá participação especial do Guanduo, dupla de violonistas de Tiradentes que atualmente residem mestrado em Dresden - Alemanha.

Na Alemanha, a MUSIK-Expedition recebe o apoio das seguintes instituições: Universidade de Koblenz-Landau, Christian Ernst Gymnasium e Universidade de Erlangen-Nuremberg, Centro Universitário da Baviera para a América Latina (BAYLAT), DAAD (Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão). No Brasil, apoiam o projeto o Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, a Universidade Federal de São João del-Rei e a Secretária de Cultura de Minas Gerais por meio do programa de intercâmbio Música Minas.

Sobre o Instituto Spix e Martius

O Instituto Spix e Martius, promotor do evento, celebra com a MUSIK-Expedition deste ano o aniversário de 200 anos da ‘expedição original’ que inspira as ações do Instituto. Os pioneiros e patronos do Instituto - Carl Friedrich Philipp von Martius e Johann Baptist von Spix - realizaram uma expedição por mais de 10 mil quilômetros no Brasil, entre 1817 e 1820, quando mapearam a flauna, flora e música brasileira. Em Minas Gerais percorreram a Estrada Real e passaram por cidades como Carrancas, Diamantina, Ouro Preto, Barão de Cocais, Catas Altas, Sabará e Caeté, entre outras.