Festival de Literatura promove Show das Letras

Publicada em 26/07/2017 - Fonte: ASCOM

Objetivo é levantar recursos para evento deste ano, que homenageia o escritor são-joanense Ronaldo Simões Coelho

Samba, forró, bolero, gafieira e outros ritmos dançantes animam a segunda edição do Show das Letras no próximo dia 19 de agosto, às 21h, no Centro Cultural Feminino (rua da Cachaça, Centro de São João del-Rei). O evento tem como objetivo levantar recursos para a realização do 11º Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes (Felit), marcado para os dias 20 a 23 de setembro. A UFSJ é uma das apoiadoras do já tradicional evento.

A atração do show são as cantoras Lucinha Branca, Sônia Gargiulo e Cláudia Aves , e o instrumentista Nadilson Assunçao. Mais informações: (32) 9.9944-9970.

De acordo com o jornalista Lúcio Teixeira Carvalho, um dos realizadores do evento, devido à crise política e econômica, os recursos vindos de empresas patrocinadoras por leis de incentivo cultural estão reduzidos. “Se você acredita no poder transformador da literatura, ajude-nos a realizar o Felit”, convida Lúcio, destacando que, assim, "estará ajudando a mudar a vida de milhares de crianças e jovens por meio de inúmeras ações com a presença dos maiores escritores da literatura brasileira em mesas-redondas, conferências, palestras e bate-papos com a plateia, e de atividades voltadas para o público infanto-juvenil”.

Formação de jovens autores

Desde 2008, o Felit promove a oficina de Formação de Jovens Autores, voltada para adolescentes entre 12 e 16 anos de idade. O resultado, detalha Lúcio, é o lançamento de dez livros, escritos e ilustrados por alunos da oficina. Este ano, 37 jovens participam desta oficina. Durante quatro meses eles se inspiraram na obra do escritor Ronaldo Simões Coelho para escreverem suas próprias histórias que serão publicadas em um livro, a ser lançado durante o evento, em setembro.