Sejam bem-vindos à UFSJ!

Publicada em 04/08/2017

Após três semanas de férias, nesta segunda-feira, 7, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) retoma as aulas e a casa se enche novamente. Além de ser momento de reencontrar os bons e velhos amigos, é hora de dar as boas-vindas para os calouros que iniciarão sua caminhada na UFSJ. É hora, também, de conhecer melhor essa instituição que tanto cresceu em seus 30 anos de existência.

A Universidade volta a reunir culturas de todos os cantos do País e até do mundo. Hoje, o corpo discente é formado por mais de 13 mil alunos vindos de vários estados, inclusive de outras nações, uma vez que nossa família também é composta por intercambistas.

Em São João del-Rei somos três unidades: Campus Santo Antônio (CSA), Campus Dom Bosco (CDB) e Campus Tancredo Neves (CTAN). Mas a UFSJ transcende as barreiras da terra dos sinos. As aulas também retornam nos campi Sete Lagoas (CSL), localizado em Sete Lagoas, Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), localizado em Divinópolis e Alto Paraopeba (CAP), localizado nos municípios de Ouro Branco e Congonhas.

Nas seis unidades, os alunos se espalham por 44 cursos de graduação presenciais e quatro de Ensino a Distância, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Vale ressaltar que a Instituição oferta, ainda, mais de 30 programas de pós-graduação.

Para você que acabou de chegar ou já faz parte da nossa comunidade, seja muito bem-vindo! Mas, se você ainda não conquistou sua vaga e está na lista de espera, fique atento! Durante esta semana teremos as chamadas presenciais. Clique aqui e confira todos os detalhes sobre o funcionamento das próximas chamadas, bem como as documentações necessárias para apresentação no local.

Contatos úteis

Você que é calouro e está ingressando agora na Universidade perceberá que a Instituição é composta por diversos setores e departamentos. Anote o contato ou o site de algumas divisões que poderão ser importantes desde o início da sua jornada na UFSJ:

Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon/CSA): (32) 3379-2326.

Restaurantes Universitários: A UFSJ tem, hoje, cinco unidades de restaurantes universitários. Clique aqui e confira o preço, locais e horários de funcionamento.

Bibliotecas: Você sabia que a UFSJ possui uma Biblioteca on-line? No portal você pode buscar, reservar e renovar livros, bem como conferir os horários de funcionamento das bibliotecas. Acesse o portal clicando aqui

Enfermaria (CSA): (32) 3379-2393

Enfermaria (CDB): (32) 3379-2529

Xerox (CSA): (32) 3379-2309

Xerox (CDB): (32) 3379-2409

Pró-Reitorias

É bom conhecer, também, as pró-reitorias da sua instituição. Com o início (ou o retorno) das aulas, em algum momento certamente você recorrerá a elas. Ainda não sabe qual a função de cada uma? Confira como as pró-reitorias são divididas e quais são suas respectivas atribuições:

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen): Órgão responsável por tratar dos assuntos de ensino de graduação. Trabalha diretamente com os departamentos, coordenadorias de curso e setores da Administração Superior. A Proen está localizada no Campus Santo Antônio (CSA), sala 3.12. Telefone para contato (32) 3379-2320.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope): Setor encarregado pela gestão institucional da pesquisa e da pós-graduação. Este órgão acompanha grupos de pesquisa, iniciação científica, bem como os programas da Pós-Graduação. A Prope está localizada no Campus Dom Bosco (CDB), sala 1.56. Telefone para contato (32) 3379-2413.

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex): Cuida da organização e acompanhamento dos projetos de extensão universitária da UFSJ, da relação com a comunidade externa, da acessibilidade de alunos, técnicos e professores com deficiência. A Proex está localizada na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, Largo do Carmo. Telefone para contato (32) 3379-2503.

Pró-Reitoria de Administração (Proad): Órgão que desempenha tarefas administrativas, como a gestão dos bens materiais e patrimoniais, gestão do espaço físico, obras, edificações, execução financeira e orçamentária, dentre outras. A Proad está localizada no Campus Santo Antônio (CSA), sala 4.58. Telefone para contato (32) 3379-2310.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae): Desenvolve programas e projetos que visam propor políticas de assistência e ações afirmativas, de permanência, saúde e atividades esportivas, culturais e sociais ao corpo discente. A Proae está localizada no antigo prédio do Depel (Prédio Verde – PV), sala 2.21E. Telefone para contato (32) 3379-2545.

Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Pplan): Setor incumbido por elaborar o planejamento institucional, da proposta orçamentária anual, prestação de contas e assuntos correlacionados. A Pplan está localizada na ala sul do Campus Santo Antônio (CSA), 4º andar. Telefone para contato (32) 3379-2330.

Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp): Acompanha e promove ações de desenvolvimento dos servidores da UFSJ. A Progp está localizada no Campus Santo Antônio (CSA), sala 1.06. Telefone para contato (32) 3379-2350.