No retorno às aulas, UFSJ prepara acolhida aos alunos

Publicada em 04/08/2017

As aulas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recomeçam nesta segunda-feira, 7. Para muitos que estão chegando à instituição agora, os “calouros”, este será o primeiro contato com a instituição. E já nos primeiros dias, diversos setores e campi da UFSJ promovem atividades de acolhida.

Já no primeiro dia de aulas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) promove a Acolhida 2017/2 no Campus Santo Antônio. A partir das 14h, haverá exposições dos projetos de extensão universitária. Às 15h, o projeto Trem Ki Voa fará uma simulação de voo por meio de software de computador e rádio, na sala 1.03. Em seguida, às 16h, os representantes das Empresas Juniores apresentarão o Movimento Empresa Júnior (MEJ) e sua atuação dentro e fora da Universidade. Um pouco mais tarde, às 19h, a Reitoria da UFSJ conduzirá a cerimônia oficial de recepção dos calouros. Na ocasião, a psicóloga, e professora aposentada, Ivanise Valéria Santos, idealizadora do programa “Longe de Casa”, ministrará palestra com o tema “A vida universitária e seus desafios”.

No dia 8, quem comanda os eventos no auditório do mesmo campi é o Setor de Estágios (Sesta). Às 9h, o próprio setor conduz apresentação com foco nos servidores lotados nas secretarias dos cursos de graduação. Às 14h, representantes da Secretaria Municipal de Educação ministram palestras para alunos das licenciaturas. Às 15h30, a apresentação será da AMG Brasil Mineração para alunos matriculados nas graduações.

Organizada pelo Movimento Estudantil, a Semana da Acolhida do Campus Alto Paraopeba (CAP), por sua vez, traz para os calouros, entre 7 e 11 de agosto, uma semana de integração com informações, jogos e entretenimento. Os informes abrangem diversos segmentos acadêmicos. No primeiro dia, são apresentados os Centros Acadêmicos e as Empresas Juniores; no dia seguinte é a vez dos projetos de extensão e grupos religiosos; quarta-feira é dia das apresentações do diretório acadêmico, da prefeitura da cidade de Ouro Branco, com a presença do prefeito Hélio Campos, e dos grupos de competição; na quinta, as apresentações serão da biblioteca, do controle acadêmico, do grupo Mulheres em Movimento, da ONG Recanto dos Animais e da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. No encerramento, haverá gincana (GINCAP) para integrar os novos alunos. (clique aqui).

No Campus Centro-Oeste (CCO), em Divinópolis, cada curso promove a sua própria acolhida. Alunos da Medicina terão atividades a partir desta segunda, 7, até a sexta-feira, 11 (veja aqui). Já os cursos de Enfermagem promove eventos nesta semana e nos dias 15 e 17 de agosto (clique aqui para conferir). Bioquímica também realiza atividades nessas datas (veja mais).

O Campus Sete Lagoas promove sua própria acolhida. De 7 a 10 de agosto, os dias estão reservados para divulgar cada um de seus cursos - Engenharia Agronômica (7), Engenharia Florestal (8), Engenharia de Alimentos (9), Bacharelado de Biossistemas (10). No dia 11, a psicóloga credenciada da UFSJ Jaqueline Ribeiro ministra palestra às 9h, e, em seguida, a Reitoria e a Proae se apresentam. Na segunda, 14, é a vez da apresentação das coordenadorias dos cursos (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos e Bacharelado em Biossistemas), também às 9h; da Biblioteca e Dicon, às 10h; e, por fim, palestra com a psicóloga Ana Biavati, às 11h. No dia seguinte, 15, os centros acadêmicos dos cursos, o Grupo PET Agronomia e as Empresas Juniores se apresentam às 9h. A partir de 10h30, os grupos de estudo montam stands na portaria do pavilhão de aulas. No último dia de acolhida, 16, o palco é livre, também na portaria, às 12h. As demais atividades acontecem no Auditório da Biblioteca.

Acompanhe as novidades sobre a programação da acolhida nos meios oficiais da UFSJ - site de notícias, facebook e TV UFSJ.