Projeto Divina Gestação inaugura Cantinho do Aleitamento Materno

Publicada em 07/08/2017

Como parte das celebrações da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece anualmente no mês de agosto, o projeto de extensão da UFSJ “Divina Gestação: ações para a promoção da integralidade da assistência no pré-natal, parto e puerpério no âmbito da Atenção Primária de Saúde” inaugurou o Cantinho do Aleitamento Materno, em funcionamento na ESF Jardinópolis, em Divinópolis. O espaço é destinado à promoção do Aleitamento Materno Exclusivo (AME) e à prevenção de fatores que possam provocar o desmame precoce. 

O aleitamento materno é reconhecido como a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para a redução da mortalidade infantil, trazendo muitos benefícios para o bebê e para a mãe.

Apesar dos benefícios que o aleitamento materno promove, principalmente o exclusivo até seis meses de idade, muitos medos, dúvidas, crenças e mitos cercam o tema. Ações como o Cantinho, do projeto Divina Gestação, buscam promover a reflexão dos pais, o fortalecimento da interação entre mãe e filho e a redução da mortalidade infantil.

Da importância do AME, surge a ideia do “Cantinho do aleitamento materno”, desenvolvido pela bolsista de extensão Bruna Camargos, pela professora Vânia Oliveira e pela equipe da ESF Jardinópolis. Para além dos benefícios específicos, a estratégia representa um passo a mais no fortalecimento da articulação ensino-serviço e comunidade.