Festival Musik-Expedition recebe convidados internacionais

Publicada em 08/08/2017

No mês de julho, alunos da Música da UFSJ, sob orientação do professor Modesto Fonseca, apresentaram-se na Alemanha como parte do projeto Musik-Expedition (ou Expedição Musical), promovido pelo Instituto Spix & Martius. Agora é a vez de São João del-Rei receber, entre 16 de agosto e 9 de setembro, dezenas de convidados internacionais de alto nível, que tocarão em recitais e concertos e ministrarão palestras e workshops.

O Instituto Spix & Martius comemora os 200 anos da expedição pioneira desses dois cientistas alemães pelo Brasil e, como parte das celebrações, promove a segunda edição do Musik-Expedition em São João del-Rei.

A viagem dos músicos são-joanenses a Alemanha incluiu residência artística e concertos nas cidades de Koblenz, Erlangen e Höchstadt an der Aisch. Além de alunos da UFSJ, embarcaram também agentes culturais e estudantes de música do Conservatório Padre Maria José Xavier. Os expedicionários participaram de passeios e visitas guiadas em várias cidades, além de importantes concertos como o de encerramento do Festival UNIMUS, promovido pela Universidade de Koblenz e de eventos em comemoração aos 200 anos da Expedição dos alemães Spix e Martius pelo Brasil - os alemães foram homenageados nos colégios SpixShule, em Höchstadt an der Aisch, e Christian Ernst Gymnasium, em Erlangen.

Quem vem?

Nesta segunda edição, a Musik-Expedition recebe alunos do Colégio de Música Christian Ernst Gymnasium, da cidade de Erlangen e Universidade de Koblenz, e convidados especiais como o regente Christian Jeub e Philip Barth e o pianista polonês Jakub Lojek. Os estudantes e convidados participarão de uma imersão cultural que abrange visitas guiadas nas orquestras e instituições musicais de São João del-Rei e região, aulas de português, passeios turísticos, eventos de integração com músicos locais e a formação da orquestra Musik.

A programação do evento terá workshops de percussão brasileira, piano, regência de coral e orquestra, composição e improvisação, marketing digital, produção e elaboração de projetos, fotografia, recitais e concertos de músicos locais e com a Orquestra formada especialmente para o festival. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site institutospixmartius.com.br/musik_expedition. Acompanhe também o facebook e o flickr do projeto.