Inscrições abertas para Mestrado em Física

Publicada em 16/08/2017 - Fonte: ASCOM

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal de São João del-Rei, em associação ampla com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), está com inscrições abertas até o dia 5 de setembro para o curso de Mestrado. São ofertadas 21 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2018, sendo sete na UFSJ (veja aqui). Os candidatos só podem concorrer à vaga em uma única instituição.

A seleção é para alunos graduados, portadores de diploma de ensino superior, ou com atestado de provável formatura, comprovado até o último dia de matrícula nesse programa. Interessados devem preencher a ficha de inscrição, exclusivamente, pela internet por meio de dois endereços: um para as vagas conjuntas da UFSJ com a Unifal, outro para a Ufla.

Além disso, é preciso entregar, pessoalmente ou pela internet, os documentos exigidos (comprovante de inscrição, diploma de nível superior ou atestado, histórico escolar da graduação, documento de identificação com foto e currículo Lattes) até o dia e horário das avaliações escritas.

As aulas começam em fevereiro de 2018 e acontecem nos campi das três universidades. No caso da UFSJ, os alunos podem escolher entre o Campus Dom Bosco (CDB) ou o Alto Paraopeba (CAP), em Ouro Branco.

Processo Seletivo

A avaliação será realizada em duas etapas, feita por uma comissão de nove professores, sendo três de cada instituição. A primeira é uma prova escrita sobre conhecimentos em Física, que valerá 70% da avaliação total e será de caráter classificatório e eliminatório, e ocorrerá no dia 6 de novembro em local escolhido pelo aluno durante a inscrição.

Já a segunda etapa tem peso de 30% e consistirá em uma análise do currículo e do histórico escolar, utilizada apenas para a classificação dos candidatos. O resultado final está previsto para o dia 17 de novembro e será divulgado nas páginas dos programas em cada instituição.

O edital completo e mais informações sobre o Programa você pode acessar no site www.ufsj.edu.br/ppgf