Programa de saúde global promove série de atividades até o fim do ano

Publicada em 18/08/2017

Temas discutidos envolvem cuidados gerais com a saúde, depressão, suicídio, emoções negativas, bullying, relacionamento, ansiedade, drogas e capacidade de planejamento

Começou no último dia 9 a série de atividades organizadas pelo programa de extensão "Precisamos falar sobre a gente!”, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), acerca do cuidado e manejo da saúde global. A palestra de abertura aconteceu às 19h, no Auditório do Campus Santo Antônio (CSA), e foi ministrada pelo professor e doutor em Psicologia e coordenador do curso Marco Antônio Alvarenga, que apresentou a proposta do programa.

A palestra faz parte de uma série de atividades que acontecem até o fim deste ano, todas as quartas-feiras, às 19h, no CSA. Confira as próximas atividades:

Dia 23: Cuidados gerais com a saúde

Dia 13: Depressão
Dia 27: Suicídio

Dia 4: Lidando com emoções negativas e reformulando experiências
Dia 25: Bullying

Dia 8: Problemas de relacionamento e conduta assertiva
Dia 22: Ansiedade/Ansiedade Social

Dia 6: Uso de álcool e outras drogas
Dia 13: Capacidade de planejamento e execução de atividades cotidianas

O projeto

A proposta do “Precisamos falar sobre a gente!” surgiu a partir da necessidade de aproximar a Universidade da sociedade, apresentando de forma acessível conhecimentos científicos para o cuidado e manejo da saúde global. O objetivo é fazer com que as pessoas percebam que todos têm problemas e que o conhecimento pode ajudar a resolvê-los.

Sobre isso, o professor Marco Antônio destaca que “o cuidado geral deve ser democrático como direito garantido de todos. Então, com informação, muitos entenderão melhor como podem cuidar de si mesmos e de outras pessoas”. Marco trabalhou muitos anos como psicólogo clínico, tanto na prevenção quanto no tratamento do sofrimento pessoal. Percebeu que a falta de informação das pessoas sobre seus problemas dificultava o tratamento, a adesão e a respectiva melhora do quadro. “Por ter trabalhado como psicólogo, senti falta de falar de saúde sob uma perspectiva mais universal e não só da saúde mental”, ressalta o coordenador.

“Espero que a população de São João del-Rei compreenda e aceite o programa. Fizemos isso para ela!”, arremata o professor, que está nessa empreitada ao lado das voluntárias Daiana Aparecida, Jéssica Nascimento e colaboradores.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Acompanhe!