Biblioteca Municipal de São João comemora 190 anos com “Batom, Lápis & TPM”

Publicada em 18/08/2017

No evento de aniversário da mais antiga biblioteca pública de Minas Gerais, escritora formada em Letras pela UFSJ lança livro sobre a inserção de mulheres no mercado do humor gráfico

Pós-graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a escritora e pesquisadora são-joanense Camila Luiza Lelis lança, na próxima sexta-feira, 25, livro intitulado “Mulheres em traços: a percepção do sensível na exposição Batom, Lápis & TPM”. O coquetel de divulgação ocorrerá durante a programação de aniversário dos 190 anos da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida, em São João del-Rei, considerada a primeira biblioteca pública de Minas Gerais (veja programação completa ao final da matéria).

Ao longo de sua produção, Lelis explora e analisa a história da arte gráfica brasileira, bem como a carreira de diversas artistas femininas que estão presentes no humor gráfico. A inspiração surgiu após sondar os escopos da exposição Batom, Lápis & TPM, pertencente ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A mostra é formada por charges, cartuns, tirinhas e quadrinhos produzidos por mulheres advindas de vários cantos do mundo, com destaque para as artistas iranianas, chinesas, japonesas e espanholas.

Camila percebeu que a exposição Batom, Lápis & TPM carregava um propósito muito mais vasto, uma vez que a organização do Salão construiu uma mostra com trabalhos elaborados apenas por mulheres. Assim, a autora buscou averiguar quais eram os destaques das produções humorísticas, como as artistas se inseriram nesse tipo de mercado, além da forma como as mulheres retratavam temáticas de cunho feminista e social.

A pesquisa da escritora são-joanense foi desenvolvida no decorrer do mestrado, sob orientação do professor Cláudio Guilarduci, do Programa de Mestrado em Letras da UFSJ (Promel). A pós-graduação tinha enfoque na “teoria literária e crítica da cultura” e teve duração de dois anos.

190 anos da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida

O lançamento do livro da autora Camila Lelis é um dos destaques da semana de comemoração dos 190 anos da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida. Entre os dias 22 e 25 de agosto, a primeira biblioteca municipal do estado recebe diversas atrações musicais, exposições e cursos.

Se você ficou interessado na exposição que deu vida ao livro de Lelis, essa é a sua chance de conhecê-la aqui mesmo em São João del-Rei. Durante toda a semana, 27 obras gráficas do Batom, Lápis & TPM estarão disponíveis na biblioteca municipal. Você terá a oportunidade de ter contato com produções de artistas brasileiras e internacionais. A biblioteca está localizada na Praça Frei Orlando, nº 90 F, centro.

A programação geral também será formada por apresentações do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, da Banda Municipal de São João del-Rei, exposições de obras raras e periódicos, contações de histórias e muito mais. Clique aqui e confira o cronograma completo da comemoração.

Sobre a Biblioteca Municipal

Fundada em 15 de agosto de 1827, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida contribuiu largamente para o avanço do processo civilizatório local, primordialmente por proporcionar aos turistas elementos próximos ao patamar da cultura europeia.

Hoje, seu acervo é constituído por, aproximadamente, 28 mil volumes que vão desde os primeiros periódicos raros brasileiros, até as obras francesas de Voltaire, Rousseau e Raynal. É possível encontrar exemplares como “Le Monite”, o qual contém a história completa da Revolução Francesa, além dos diários e folhetins que circularam em São João del-Rei a partir do século XIX.

- Cerimônia de Abertura
- Apresentação do Conservatório Estadual de Música "Padre José Maria Xavier";
- Apresentação da Banda Municipal de São João del-Rei;
- Exposição de Obras Raras e Periódicos;
- Amostra: "Mulheres em Traços: uma seleta da exposição Batom, Lápis e TPM;
- Exposição dos trabalhos efetivados por alunos das escolas da rede municipal de São João del-Rei;

8h às 12h
- Curso: "Contação de Histórias", por Álvaro Otoni, para pedagogos e professores da rede municipal;

9h
- Apresentação do Conservatório Estadual de Música "Padre José Maria Xavier"; após, contação de histórias na Praça São Francisco de Assis por Cláudia Isabel (aberto ao público);
20h
- Noite de Caldos com apresentação do Coral "Da Boca Pra Fora" e seresta na área externa da biblioteca;

20h
- Coquetel de lançamento do livro da escritora são-joanense Camila Lelis: "Mulheres em Traços: a percepção do sensível na exposição Batom, Lápis e TPM