Congresso de Estudos Interdisciplinares começa na segunda, dia 28

Publicada em 24/08/2017 - Fonte: ASCOM

Evento se propõe a estreitar os laços do conhecimento acadêmico com as demandas sociais

Tem início na próxima semana, entre os dias 28 a 30 de agosto, a primeira edição do Congresso de Estudos Interdisciplinares da UFSJ (1º CEI-UFSJ). O evento, organizado pelo Bacharelado Interdisciplinar de Biossistemas (BIB), acontece no auditório do Campus Sete Lagoas. Com o tema “Fluxo de Conhecimento entre a Academia e a Sociedade”, o objetivo é entender o potencial da universidade como fomentadora de soluções para os problemas sociais.

As vagas para participar do evento são limitadas e já estão quase esgotadas. As inscrições começaram no dia 1º de agosto e se encerram na próxima sexta-feira, dia 25, neste site, e são gratuitas, mas a confirmação é realizada com a doação de dois quilos de alimento não perecíveis, em dias e locais que serão divulgados. Os alimentos arrecadados serão doados para uma entidade beneficente de Sete Lagoas. Caso haja disponibilidade de vagas, as inscrições podem ser realizadas no dia e local do evento.

O Campus Sete Lagoas já é referência na promoção de iniciativas que integram a comunidade acadêmica à externa, propiciando o contato e a troca de conhecimento entre ambas. Espaço propício, então, para acolher o Congresso Interdisciplinar, que visa a observar as necessidades da população e a propor soluções com base nos estudos realizados pela universidade.

Seis organizações trabalham com a UFSJ na realização do 1º CEI-UFSJ: a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Vale.

Programação do 1º Congresso de Estudos Interdisciplinares da UFSJ (CEI-UFSJ)

Voltada para a troca de conhecimento entre estudantes, profissionais de empresas públicas e privadas, docentes, pesquisadores e pessoas em geral, a programação conta com palestras, durante o período da manhã, realizadas por representantes das instituições parceiras do Congresso, entre eles, o presidente da Fundação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG).

À tarde, os participantes se reunirão em grupos de trabalhos para discutir meios que aumentem o fluxo do conhecimento entre a academia e a sociedade, de acordo com os vários setores. A programação completa e mais informações podem ser conferidas no endereço: goo.gl/gjZHto.