Sete cursos da UFSJ alcançam cinco estrelas no Guia do Estudante

Publicada em 11/09/2017

Trinta e sete graduações da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) foram estreladas na avaliação dos cursos superiores, feita pelo Guia do Estudante (GE) da editora Abril, em 2017. Além de receberem o selo “Melhores Universidades”, os cursos também aparecem na publicação “GE Profissões Vestibular 2018”, que será lançada no dia 16 de outubro.

Entre os cursos da UFSJ mencionados, as licenciaturas de Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, Pedagogia, Química e Teatro, e ainda o bacharelado em Psicologia, são destaque, alcançando cinco estrelas, nota máxima da avaliação.

Outros 21 cursos obtiveram nota quatro. Dois estão situados no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, um no Campus Alto Paraopeba e os demais em São João del-Rei. Houve também nove cursos com a avaliação de três estrelas, considerados “bons”. Veja a lista completa ao final desta matéria.

A boa avaliação é motivo de satisfação para aqueles que não medem esforços pelo desenvolvimento da graduação na Universidade. “Recebi com muita alegria os resultados que serão divulgados pelo Guia do Estudante”, celebra o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Écio Portes, que ainda vê espaço para crescimento. "Tivemos 37 cursos avaliados. Isso quer dizer que podemos melhorar o nosso sistema de avaliação”, prossegue. No geral, conclui, "a nossa avaliação é muito boa".

Dos setes cursos que alcançaram a cotação máxima, seis são de licenciatura. Para Écio, trata-se de uma "notícia excelente" e que "reafirma o compromisso da UFSJ com a busca incessante pela qualidade da formação dos professores para a Educação Básica". O professor reconhece, ainda, o esforço de "todos e todas que se empenharam na divulgação dos dados referentes aos nossos cursos".

Quem participa?

Para fazer parte da avaliação, é necessário que as graduações tenham os seguintes requisitos: ter a titulação de bacharelado (excluindo Pedagogia e Educação Física), ter a primeira turma formada em 2014 ou em anos anteriores, ser presencial, conter turmas em andamento e ofertar o curso no próximo processo seletivo.

Os cursos são avaliados por uma pesquisa de opinião realizada com professores e coordenadores. Por isso, o Guia do Estudante enfatiza que os resultados refletem, sobretudo, a imagem do curso perante a comunidade acadêmica.

O passo a passo da pesquisa

De acordo com informações do Guia do Estudante, a avaliação dos cursos superiores dura, em média, nove meses e acontece em cinco etapas:

1. Atualização dos dados das instituições: por e-mail ou telefone, a redação do GE entra em contato com as instituições de ensino superior do Brasil. Com o preenchimento de um formulário on-line, elas informam quais cursos abrirão vagas no próximo ano.

2. Seleção dos cursos para avaliação: a GE analisa quais cursos obedecem aos quatro requisitos necessários. Eles serão os avaliados para a próxima edição.

3. Preenchimento do formulário: os coordenadores de graduação ficam responsáveis por responder a 21 questões a respeito das características dos cursos. Essas respostas servem apenas para nortear os avaliadores e, mesmo que um curso não responda, mesmo assim ele é avaliado.

4. Pesquisa de opinião com os consultores: os cursos recebem notas de um grupo de consultores, formado por coordenadores, diretores de departamentos e professores. Essa avaliação tem nota máxima de cinco estrelas (excelente) e mínima de um (ruim). Os cursos são avaliados de forma aleatória e por muitos consultores.

5. Atribuição dos conceitos: cada curso recebe sete avaliações, sendo que as de menor e maior pontuação são descartadas. A nota final é a média das outras cinco avaliações. Além disso, também se leva em consideração as notas de anos anteriores.

Confira a lista completa e a quantidade de estrelas dos cursos avaliados da UFSJ:

Administração (Bacharelado) – 3 estrelas
Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) – 4 estrelas
Artes Aplicadas (Bacharelado) – 3 estrelas, enquadrado no Guia em "Artes Visuais"
Bioquímica (Bacharelado) – 4 estrelas, enquadrado no Guia em "Biotecnologia e Bioquímica"
Ciências Biológicas (Licenciatura) – 5 estrelas
Ciências Biológicas (Bacharelado) – 4 estrelas
Ciências Contábeis (Bacharelado) – 4 estrelas
Ciências da Computação – 4 estrelas
Ciências Econômicas (Bacharelado) – 4 estrelas
Educação Física (Licenciatura) – 4 estrelas
Enfermagem (Bacharelado) – 4 estrelas