Abertas inscrições para mestrado em Engenharia Mecânica

Publicada em 13/09/2017 - Fonte: ASCOM

O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPmec) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebe, entre os dias 9 e 11 de outubro, inscrições para o curso de Mestrado. Serão ofertadas 14 vagas para a área de “Materiais e processos de fabricação”. As linhas de pesquisa são: “Análise Estrutural”, “Caracterização e Propriedade Mecânica dos Materiais” e “Processos de Transformação Metal-Mecânica”.

As inscrições presenciais devem ser feitas na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, localizada na sala 3.03 MP, no Campus Santo Antônio (CSA). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também serão aceitas inscrições via Sedex com data de postagem até 11 de outubro. Os documentos devem estar autenticados.

A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 75 e deve ser paga até o dia da inscrição. O pagamento deve ser feito mediante preenchimento da Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser gerada no link http://www.ufsj.edu.br/servicos_guia_de_recolhimento_da_uniao.php. Os dados para completar os campos da GRU também estão no edital. Para os candidatos que desejarem solicitar isenção, o prazo máximo é até sexta-feira, 8 de setembro. O pedido é feito exclusivamente pelo endereço eletrônico do Programa, ufsj.edu.br/ppmec/processo_seletivo_-_turma_2018.php.

Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Criado em 2009, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica foi o primeiro Programa de Mestrado na área de Engenharias aberto na UFSJ independente de outros Departamentos e sem associação ampla com outras universidades. A área de concentração do PPmec é voltada para o estudo de Materiais e Processos de Fabricação, tendo como objetivo dar uma formação inovadora, considerando as abordagens científicas e tecnológicas sobre o tema em estudo. Dessa forma, os acadêmicos receberão formação para atuar nas seguintes subáreas da Engenharia Mecânica: Pesquisa e Desenvolvimento na área de Engenharia; Projeto de Sistemas Produtivos; Desenvolvimento de Novos Materiais e Ensino Superior nas Engenharias e áreas afins.