Equipe do CCO/UFSJ é finalista do Programa Fiemg Lab Acelera Mestrado e Doutorado

Publicada em 19/09/2017 - Fonte: ASCOM

A equipe Team Rudder, formada por professores, doutorandos e mestrandos do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), acelerou e está entre as 12 finalistas do Programa Fiemg Lab Acelera Mestrado e Doutorado. O grupo apresentou seu dispositivo para medição de lesões orais e dermatológicas, segundo o sistema de classificação de tumores malignos Tumor Nodes Metastasis (TNM). Agora, os pesquisadores aguardam o resultado das quatro spin-offs vencedoras, que será divulgado em 29 de setembro.

O dispositivo apresentado pela Team Rudder é um instrumento concebido para ser utilizado como uma espécie de régua, cuja finalidade é facilitar a medição de lesões orais e dermatológicas, utilizando como parâmetro a classificação segundo o Sistema TNM, seguida mundialmente. Apresenta a funcionalidade de diferenciação de cada unidade de medição da classificação por uma determinada cor, o que confere mais agilidade e confiabilidade à medição.

De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Fernando Varotti, durante as pesquisas clínicas relacionadas ao rastreio e diagnóstico do câncer oral foi identificado que os profissionais não dispunham de um instrumental ou dispositivo elaborado especificamente para a medição das lesões orais. Eram utilizados instrumentais não especializados, tais como réguas comuns de escritório, réguas de endodontia (utilizadas em tratamento de canal), sondas periodontais e paquímetro. Daí surgiu a ideia da equipe de pesquisadores de desenvolverem esse produto, que é perfeitamente adaptável à anatomia da boca. Pode ser produzido em material descartável ou esterilizável, não tem risco de traumatizar os tecidos orais e apresenta contraste adequado entre a tonalidade dos tecidos normais orais e possíveis lesões orais.

Varotti compõe a equipe Team Rudder junto com a doutoranda em Biotecnologia Renata Rachide Nunes e os mestrandos em Biotecnologia Sérgio Araújo Andrade e Túlio Resende Freitas.

Acelera

O Fiemg Lab Acelera Mestrado e Doutorado é um programa de residência exclusivo para times acadêmicos de Mestrado e Doutorado de universidades de Minas Gerais, que tem como objetivo a seleção de quatro spin-offs acadêmicas para serem aceleradas durante seis meses, com início no próximo dia 9 de outubro.

Trata-se de um programa de aceleração desenvolvido pela Fiemg em parceria com a Fapemig e Sedectes, que tem como propósito contribuir para que Minas Gerais seja o mais importante centro de inovação do Brasil, por meio de desenvolvimento científico e tecnológico e conexão ao mercado de negócios com grande potencial de inovação aplicada.