Cursos do Campus Centro-Oeste da UFSJ recebem nota 4 no Enade

Publicada em 22/09/2017

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União o resultado do Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) referente ao ano 2016. Os cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia, ofertados no Campus Centro-Oeste, em Divinópolis, realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2016 e alcançaram nota 4, demonstrando a qualidade e a dedicação dos profissionais e alunos do Campus Centro-Oeste da UFSJ. A nota máxima total do exame é 5.

O objetivo do Enade é avaliar o quanto os estudantes em fase de conclusão de curso dominam a formação geral e os conteúdos específicos. A prova é estruturada em dez questões de formação geral (sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos) e em 30 questões de conhecimentos específicos (conteúdos programáticos, habilidades e competências necessárias ao exercício profissional). O estudante também responde a um questionário socioeconômico que visa delinear o perfil dos concluintes de cursos de graduação.

A participação é por amostragem e obrigatória para os escolhidos – sem ela o egresso não poderá receber diploma. Além disso, a participação e regularidade no Enade fica registrada no histórico escolar.

Os cursos são agrupados por áreas do conhecimento e as avaliações ocorrem a cada três anos para cada grupo. Em 2016, foram avaliados os cursos das áreas de ciências da saúde, ciências agrárias e áreas afins, além dos eixos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança. Além dos cursos do CCO, também foram avaliados Engenharia Agronômica, ofertada em Sete Lagoas, que alcançou 4, e Zootecnia, na sede, com conceito 3.

Apesar de o Enade avaliar exclusivamente os estudantes, os resultados impactam no processo de avaliação dos cursos, podendo elevar ou reduzir seu conceito.

Todo o processo de avaliação está sob gestão do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), responsável também pelas outras diversas formas de avaliação da Educação Superior.