UFSJ realiza Encontro de Musicologia Histórica das Vertentes

Publicada em 04/10/2017

Famosa por suas orquestras bicentenárias e por abrigar acervos musicais raros, a cidade de São João del-Rei vai sediar, nos dias 6 e 7 (sexta-feira e sábado), o I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. O evento terá como tema central “Arquivos, técnicas e ferramentas do estudo documental” e acontecerá no Centro Cultural da UFSJ. A realização é do Departamento de Música (Dmusi) da UFSJ e do Projeto Memória Viva e conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e da Fundação Cerem.

O evento está estruturado com de sessões de comunicações – que são as apresentações de trabalhos científicos – e apresentação de palestras. As duas primeiras serão no dia 6, sexta-feira: às 10h, o professor do Dmusi, Marcos Filho, abordará o tema “Lorenzo Fernandez Digital: uma experiência documental e editorial” e, às 17h, o docente e pesquisador da Universidade Federal Fluminense, André Guerra Cotta, falará sobre “O tratamento da informação em documentos musicais no contexto arquivístico”. No dia seguinte, às 11h, o musicólogo Paulo Castagna palestra sobre “Realizações e possibilidades da arquivologia musical em São Paulo e Minas Gerais”.

Vertentes

A região geográfica denominada Campos das Vertentes, onde se situam São João del-Rei, Prados e Tiradentes, tem importantes e variados acervos documentais de música, fruto de uma intensa atividade musical que começou com a colonização da região há 300 anos. A realização deste evento é um momento oportuno para se discutir tanto a preservação quanto a pesquisa nesses conjuntos de obras. Segundo o coordenador-geral do Encontro, professor Modesto Flávio Fonseca (Dmusi), a expectativa é grande no sentido de poder consolidar um evento científico dedicado à musicologia histórica. “A região tem um enorme potencial e o Encontro possibilita o espaço para que esse assunto esteja sempre em pauta. São João e região precisam ter uma reflexão intensa e contínua sobre esses acervos”, afirma o professor Modesto.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento e mediante pagamento de taxa bancária. Informações sobre inscrição e programação podem ser obtidas no site do evento www.ufsj.edu.br/emhcv.