Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Química

Publicada em 05/10/2017

O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG), que reúne 11 instituições de Ensino Superior mineiras, recebe inscrições até o dia 29 de outubro para as turmas de mestrado e doutorado em Química, com entrada no primeiro semestre de 2018. Confira aqui o edital

As vagas, distribuídas entre as instituições denominadas associadas, totalizam 93, sendo 47 para o mestrado e 46 para o doutorado. Delas, seis oportunidades de ingresso são para o mestrado na UFSJ e nove para o doutorado.

As inscrições acontecem por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço http://rqmg.com.br/, as quais se destinam a estudantes do curso de Química ou áreas afins. Não haverá pagamento para a realização do processo seletivo, contudo cada instituição estabelecerá seus critérios de ingresso, inclusive em relação a esse item.

Além do preenchimento do formulário, candidatos ao doutorado devem enviar seu pré-projeto, em formato pdf, para o email ppgmqmg@gmail.com. Devem, também, procurar os docentes com vagas disponíveis no edital para discutirem sobre o trabalho de pesquisa e o interesse em orientação.

Durante o processo seletivo, todos os candidatos farão prova escrita sobre conhecimentos gerais de Química, de acordo com a bibliografia descrita no edital. A prova será aplicada no dia 6 de novembro, nos campi das universidades, em locais posteriormente divulgados. De caráter eliminatório e classificatório, o estudante precisa alcançar a nota mínima de 50 pontos nesta etapa.

No caso do doutorado, além das provas, os candidatos terão seus projetos avaliados por dois docentes e necessitam da nota mínima de 60 pontos. Essa fase é apenas eliminatória e acontece até 11 de novembro.

O resultado final, com o nome dos aprovados ao mestrado e ao doutorado, sai no dia 20 de dezembro, contudo a aprovação no processo seletivo não implica no recebimento de bolsas de estudo, que serão distribuídas conforme a disponibilidade das instituições de fomento e universidades associadas.

Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG)

As instituições, envolvidas no Programa, estão divididas em Nucleadoras, sendo três (UFJF, Unifal e UFU); e Associadas, que são oito (Ufla, UFSJ, UFVJM, UFTM, Unifei, UFV, Ufop e Cefet-MG). O Programa tem o objetivo de fomentar a pesquisa em Química e de construir um conhecimento coletivo, por meio do intercâmbio entre discentes e docentes, capacitando-os para enfrentar os desafios que a área da Química apresenta.