Programa de Educação Financeira da UFSJ capacita alunos do Ensino Médio

Nos dias de hoje, especialmente em época de crise econômica, não dá para abrir mão de entender de finanças. E se a educação financeira vier unida a atitudes que promovam impactos mínimos ao meio ambiente? Esse é o caminho proposto pelo Programa de Educação Financeira para Inclusão Socioeconômica Sustentável (Pefiss), da UFSJ, que promove cursos para as comunidades de São João del-Rei. Na última turma, concluíram o curso 23 participantes, todos eles alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio das escolas estaduais Governador Milton Campos, Polivalente e Dr. Garcia de Lima.

O curso aconteceu nas tardes de quartas-feiras, no Campus Dom Bosco da UFSJ. Os alunos aprenderam sobre Economia Política, Educação Financeira e Educação Ambiental. O objetivo do Pefiss é contribuir para a conscientização, desenvolvimento e emancipação pessoal, exercendo a cidadania para a inclusão econômica e financeira a partir da adoção de atitudes sustentáveis. Visou, também, ao campo econômico-financeiro e ambiental, de competências transversais sociais, comportamentais e técnicas orientadas para o desenvolvimento pessoal.

O bolsista Breno Carvalho destaca que, no decorrer da execução do programa, surpreendeu-se com a curiosidade de alunos que levantaram questões à frente do seu tema escolar. “É bastante gratificante fazer parte deste processo de aprendizado que aborda temas de maneira não convencional, porém com muita responsabilidade. É tentar fazer despertar o senso crítico na cabeça das pessoas de não apenas aceitar as informações do jeito que elas são noticiadas (por vezes manipuladas) e fazê-las refletir acerca das questões, principalmente econômicas, tão importantes do nosso país”.

Saiba mais sobre o programa clicando aqui.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Acompanhe! 


Publicada em 06/10/2017
Fonte: ASCOM

 Voltar