Pesquisador da University of Illinois abre seminário sobre pesquisa em história da educação

Publicada em 09/10/2017

O professor Jerry Dávila, da University of Illinois, é a atração da abertura do I Seminário Internacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio-Históricas em Educação (Nepshe). Jerry abordará a questão racial no Brasil do século XX, silêncios e desafios, dentro da temática do evento, “A pesquisa em História da Educação no Brasil e nos Estados Unidos”. O Seminário acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Teatro do Campus Dom Bosco.

O evento terá, ainda, mesas-redondas acerca das trajetórias de pesquisa, discriminação racial, memória histórica, o ensino e a religião, processos de criação e expansão do ensino público, a educação e a infância, entre outros assuntos. A palestra de encerramento será proferida no dia 18 pelo professor da Uerj José Gonçalves Gondra, importante pesquisador na área de História da Educação.

Interessados podem se inscrever até o dia 17 em frente à Secretaria do PPedu ou na página do facebook do evento (clique aqui).

O evento

O objetivo do evento é promover troca de experiências entre pesquisadores e grupos de estudos em História da Educação. Busca ainda congregar professores e pesquisadores nacionais e internacionais que desenvolvem atividades de ensino e pesquisa na área e promover intercâmbio com outras entidades de representação nacional e internacional no campo da História da Educação.

Emoldurado pelo tema da pesquisa em História da Educação no Brasil e nos Estados Unidos, proporcionará a discussão de temas em debate, como o papel desenvolvido pelo pensamento racial nas áreas de políticas públicas e sociais, bem como sobre a memória histórica, o ensino e a religião, o processo de criação e expansão do ensino público, a educação da infância, a trajetória de educadores ainda desconhecidos pela historiografia, entre outros.