Congresso Internacional de Fenomenologia começa neste domingo, 22

Publicada em 16/10/2017 - Fonte: ASCOM

A partir deste domingo, 22, o Campus Dom Bosco (CDB) terá quatro dias de debates sobre fenomenologia, como parte do Congresso Internacional de Fenomenologia, Educação e Arte. A conferência "Corpo, fenomenologia e arte", ministrada por Claude Imbert (École Normale Supérieur, Dép. Philosophie, Paris), abre as atividades, às 17h, no Teatro do CDB. Na programação, que segue até o dia 25, destaque também para Florinda Martins (UCP/Portugal), que promoverá conferência e minicurso sobre Michel Henry - veja programação aqui.

O evento cria espaços de encontro entre pesquisadores das áreas em questão num ponto de vista transdisciplinar. O intuito é reunir estilos diferentes de se fazer fenomenologia por meio de uma rede de exposições e debates com pessoas que convivem e produzem saberes informais ou formais nas áreas de Educação e, em especial, no âmbito da Arte.

O professor Gilberto Damiano, do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ, explica que o Congresso proporciona espaço para debate de diferentes temas da educação e das artes e suas aplicabilidades no contexto escolar e, ainda, cria visibilidade no cenário internacional para as Ifes, inclusive para a UFSJ.

O público esperado para o evento são os educadores, interessados no assunto, alunos de graduação e pós-graduação que estejam na área de Educação e Artes. Os resumos podem ser enviados em português ou espanhol. Os temas abordam Arte, Corpo e Educação, Didáticas e Metodologias no Ensino, Espiritualidade, Psicanálise e Pesquisa, todos diretamente relacionados à fenomenologia dos mesmos.

Fenomenologia

A fenomenologia é uma área da filosofia que compreende objetos e ideias em sua essência, fora de “verdades provisórias”, portanto o mundo deve ser pensado a partir das percepções mentais de cada ser humano. Diferente da doutrina filosófica do positivismo, idealismo e empirismo, a fenomenologia “busca saberes a partir da relação entre sujeito e mundo numa dinâmica entrelaçada de reversibilidade”, como explica Gilberto.