Curso 5 estrelas: Conheça a Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSJ

Publicada em 17/10/2017 - Fonte: ASCOM

O Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, chegou às bancas na segunda-feira, 16, e, em sua avaliação anual dos cursos superiores do país, atribuiu nota máxima para sete graduações da UFSJ. Entre elas, encontra-se a licenciatura em Ciências Biológicas, que prepara professores para ensinar elementos que formam o mundo natural.

A primeira turma da licenciatura em Ciências Biológicas teve início em 2002. Atualmente, a graduação abre o processo seletivo apenas no primeiro semestre do ano, quando 25 novas vagas são ofertadas. Coordenada pelo professor Luciano Rivaroli, o curso tem como sede o Campus Dom Bosco (CDB) e faz parte do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT). Conta ainda com a contribuição de outros cinco departamentos, o de Letras, Artes e Cultura (Delac), Psicologia (Dpsic), Educação (Deced), Filosofia (Defime) e Zootecnia (Dezoo).

A grade horária é formada por disciplinas que obedecem a três eixos: assuntos específicos da Biologia (como Anatomia, Ecologia ou Genética); formação como profissional do ensino e conhecimento de outras áreas (como Matemática, Psicologia ou Química).

Além das salas, o curso utiliza a infraestrutura específica do DCNAT para as atividades, principalmente os laboratórios, contabilizados em vinte. Neles, o estudante adquire conhecimentos extras, inclusive práticos, que impactam no preparo profissional. Campos de pesquisa, escolas e outros espaços educativos também acrescentam nessa formação.

Com o objetivo ainda de proporcionar experiências técnico-científicas e humanísticas ao graduando, 200 horas do currículo são dedicadas a atividades complementares. Elas incluem a participação em seminários, palestras, congressos, artigos, pesquisas, projetos de extensão e outras atividades de interesse do aluno. Para obter o título de Licenciado em Ciências Biológicas, também é necessário cumprir 400 horas de estágio regulamentado.

De acordo com o coordenador do curso, o professor Luciano Rivaroli, a classificação no Guia do Estudante é fruto de um trabalho contínuo em que “os docentes reconhecem o ensino como sua principal função na Universidade, trazendo qualidade ao curso e indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão”.

Apesar da felicidade pela nota cinco estrelas, o sentimento é de dar sequência aos trabalhos já executados. “Atualmente, a nossa licenciatura é nota quatro na avaliação do Ministério da Educação. De agora em diante, a nossa meta é atingir o cinco nos dois graus acadêmicos”, acrescenta.

Ao final da formação, espera-se que o profissional esteja apto a atuar em diversas áreas no mercado de trabalho: seja no ensino da Biologia em escolas de Ensino Fundamental e Médio ou então no campo de pesquisa como biólogos. Algo que a licenciatura em Ciências Biológicas da UFSJ se esforça para fornecer aos alunos durante o processo formativo.

Um diferencial do curso é o relacionamento entre a graduação e a pós-graduação, com a existência de dois programas na área da Ciências Biológicas dentro do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT) da UFSJ - o que possibilita ao corpo discente uma continuidade e aprofundamento nos estudos.

O site de notícias da UFSJ está publicando matérias especiais sobre os cursos avaliados como cinco estrelas pelo Guia do Estudante. Acompanhe!