Maldita Cia estreia espetáculo no I Seminário Nacional de Educação Teatral

Publicada em 17/10/2017

Será a primeira exibição de Maxilar Viril em São João del-Rei, nos dias 21 e 22 de outubro

A Maldita Cia de Investigação Teatral fará temporada de estreia do espetáculo Maxilar Viril em São João del-Rei nos dias 21 e 22 de outubro. A temporada faz parte do projeto de circulação da Maldita Cia em Minas Gerais e integra a programação do I Seminário Nacional de Educação Teatral – Trocas e Propostas, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Refletindo sobre as hierarquias familiares e suas deformações, a escalada da violência na América Latina e o absurdo desejo de aniquilar o outro, o espetáculo será apresentado na Sala Preta do Campus Tancredo Neves (CTAN), sempre às 20h. O evento é gratuito e aberto a pesquisadores, estudantes e à comunidade em geral, com distribuição de ingressos uma hora antes da apresentação. A classificação indicativa é 16 anos.

Maxilar Viril tem direção de Amaury Borges e traz para a cena conflitos que potencializam uma reflexão acerca da deterioração das relações humanas no mundo atual. A proposta é levar o espectador a um encontro sinestésico em que artistas e público, juntos, questionem as relações trágicas que marcam a realidade contemporânea de toda sociedade.

A peça é uma transcriação da História do lagarto que tinha o costume de jantar suas esposas, do escritor uruguaio Eduardo Galeano. O espetáculo relaciona essa fábula a documentos de Comissões da Verdade da América Latina para propor uma reflexão sobre a condição humana, a intolerância e a barbárie na atualidade.

Maxilar Viril integrou a programação do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte 2016, projeto Off Cena do Sesc Palladim 2016, e do Verão Arte Contemporânea em 2015.

Aula aberta com a Maldita Cia.

A aula aberta "Procedimentos de atuação épico-dramática" será ministrada pela Maldita Cia. no dia 22 de outubro, das 10h às 13h, na Sala 104 RE III, CTAN, e tem como público- alvo artistas, escritores, pensadores e estudantes de todas as áreas. As inscrições para participação podem ser feitas pelo blog seminarioeduteatral.blogspot.com.br.

Na aula serão realizados procedimentos práticos pesquisados pela Maldita Cia. em torno da narrativa épico-dramática, uma pesquisa sobre a narrativa teatral que explora transições entre a primeira e a terceira pessoa a fim de aplicar a diversidade de pontos de vistas do narrador e as possibilidades de diálogo entre narrador e personagens.

I Seminário Nacional de Educação Teatral

Entre os dias 21 e 27 de outubro, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) promove o I Seminário de Educação Teatral – Trocas e Propostas. O evento discute as modificações e as novas demandas do ensino do Teatro, bem como a disseminação da arte por meio da Educação. A programação inclui palestras, workshops, apresentação de trabalhos e espetáculos e recebe nove especialistas e pesquisadores referências no país, vindos de instituições como UFRJ, UFMG, UFRGS, UFMA, UNIRIO e UFPB. As atividades acontecem no Auditório e na Sala Preta (Prédio Reuni III), ambos no Campus Tancredo Neves (Ctan).