O I Simbio e a consolidação da Engenharia de Bioprocessos

Publicada em 17/10/2017

O Campus Alto Paraopeba foi palco, em setembro, do I Simpósio da Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Simbio). O evento recebeu palestras de pesquisadores de instituições de diversas partes do país, como Unicamp, Unesp, UFRJ, UFV, Ufop, Fiocruz-RJ, Sebrae e a própria UFSJ. O público, 146 inscritos, também era formado por participantes de diferentes universidades, a maioria de Minas Gerais.

A boa procura e repercussão do Simbio fez a organização ter certeza de que o evento "veio para ficar". Mas você sabe do que se trata a Engenharia de Bioprocessos?

A Engenharia de Bioprocessos forma profissional nas áreas básicas de química, física, matemática e biologia que está apto a desenvolver e aperfeiçoar produtos e processos baseados no emprego, em escala industrial, de enzimas, micro-organismos e células vivas. Desse modo, tal engenharia constitui o campo profissional daquele que utiliza a biotecnologia para produzir substâncias e materiais comercializáveis.

Na UFSJ, o curso de Engenharia de Bioprocessos é localizado no segundo maior polo biotecnológico do país. Sua estrutura dispõe de laboratórios didáticos equipados e profissionais capacitados para conduzir a formação do profissional. O Simbio veio para ficar, e a Engenharia de Bioprocessos também.

Premiados

Dentre os 51 trabalhos apresentados no I Simbio, cinco foram premiados: Juliana Resende (UFMG), Cinthia Rocha (mestranda PPGTDS/UFSJ), Caroline Ferrante (IC/CAP), Maria Rita Meyer (mestranda PPGEQ/UFSJ) e Leidilene Andrade (mestranda PPGTDS/UFSJ).