Convite: plenária de apresentação dos objetivos da Comissão Temporária de Segurança

Publicada em 19/10/2017

As universidades, embora vivam culturas acadêmicas e organizações bastante peculiares ao seu ambiente, enfrentam problemas comuns e recorrentes da sociedade quando o assunto é segurança. O desejo de um ambiente mais seguro é compartilhado por todos, sendo necessário, assim, sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de se discutir e praticar a segurança.

Quando falamos em segurança, estamos considerando não somente a patrimonial, mas também questões relacionadas aos direitos humanos e diversidade étnica, gênero, orientação sexual, entre outros. Para estes assuntos, não bastam medidas reativas ou paliativas, mas sim políticas de prevenção inclusiva.

Nesse sentido, para a implantação da política de segurança da UFSJ, torna-se imprescindível que se tenham canais de diálogo, ampla discussão contando com a participação de toda a comunidade universitária, tendo como parâmetros a pluralidade de ideias e conhecimentos do meio acadêmico. O amplo debate de estratégias, ações, responsabilidades, considerando a segurança das pessoas, material e patrimonial, será conduzido mediante a Comissão de Segurança, composta por representantes dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo de todos os campi da Universidade, sendo um representante de cada segmento por campus, incluindo ainda participações da Vice-Reitoria, do Setor de Segurança Institucional, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex).

O objetivo principal da Comissão é realizar debates, seminários, proporcionando, coletivamente, a elaboração de uma proposta de política institucional de segurança da UFSJ, pautada no respeito à diversidade do meio acadêmico, que, posteriormente será encaminhada para a apreciação do Conselho Universitário. Serão criadas ainda, subcomissões nos campi Alto Paraopeba (CAP), Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e Sete Lagoas (CSL), objetivando a discussão conforme as especificidades de cada campus.

Aguardamos vocês nas plenárias que serão realizadas nos seguintes locais/datas:

Alto Paraopeba (CAP), 24/10, 15h, Sala 206 - Bloco 6
Centro-Oeste (CCO), 27/10, 13h15, Sala 301 - Bloco A