Curso 5 estrelas: Saiba mais sobre a licenciatura em Filosofia da UFSJ

Publicada em 19/10/2017

Na origem grega, filosofia significa “amor ao saber”. Hoje o termo designa a disciplina responsável por trabalhar com questões reflexivas a respeito da existência humana. Há 63 anos a licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) cumpre seu papel, formando profissionais capacitados a lecionar para jovens do Ensino Médio, tornando-os mais críticos sobre os problemas do mundo. O curso, junto a outros seis da UFSJ, obteve nota máxima na avaliação do Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, em 2017, lançado no último dia 16.

A licenciatura em Filosofia integrava, em 1957, a Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, administrada pelos padres salesianos. Depois, essa instituição se transformou em Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (Funrei), sendo, em 2002, elevada a universidade. Assim, a história do curso de Filosofia se entrelaça com o nascimento da UFSJ.

Localizado no Campus Dom Bosco (CDB), sob a coordenação do professor Rogério Antônio Picoli, o curso acolhe 50 novos alunos, anualmente, no primeiro semestre. Eles têm entre quatro a sete anos para concluir a graduação. Durante esse período, aprendem sobre as abordagens específicas da Filosofia, sobre o ensino brasileiro e outras áreas afins, como Sociologia e Psicologia. Para isso, o curso, incluso no Departamento de Filosofia e Métodos (Dfime), conta com outros departamentos, tais como o de Psicologia (Dpsic), de Educação (Deced) e de Ciências Sociais (Decis).

Alunos e professores também se envolvem em atividades de ensino, pesquisa e extensão fora das salas de aula. Entre elas, destacam-se programas como o PET, Pibid, Pibic, Piic e o Lafil. Além disso, a presença de três laboratórios (de Estética, Lógica e Epistemologia) ainda favorece o desenvolvimento dessa experiência extracurricular. Os resultados e artigos advindos desses trabalhos são apresentados em congressos de pesquisa na UFSJ e em todo o país, sendo reconhecidos pela comunidade acadêmica.

Para o professor e doutor José Luiz de Oliveira, docente do curso, a avaliação do Guia do Estudante motiva o prosseguimento do trabalho já executado: “É uma certeza de que estamos no caminho certo e, por essa razão, continuaremos fomentando os programas que já existem, bem como as ações em prol da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Outro diferencial da licenciatura na UFSJ é a proximidade entre os docentes e os discentes e o estabelecimento da gestão colegiada com real participação dos alunos. Isso acontece devido ao envolvimento dos discentes em assembleias do Departamento, na execução de tarefas sistematicamente integradas a órgãos internos e externos e a uma infraestrutura que liga as salas de aula à coordenadoria do curso e aos gabinetes dos professores.

Além do curso presencial, a UFSJ ainda conta com a licenciatura em Filosofia na modalidade a distância com polos em 14 cidades. Contudo, ela não faz parte da avaliação do Guia do Estudante, pois este só analisa graduações presenciais.

Ao fim do curso, o licenciado em Filosofia, mais do que apenas lecionar na Educação Básica, também poderá atuar em instituições públicas não escolares, como ONGs e associações, sempre com uma postura crítica em relação aos acontecimentos.

Na série “Curso 5 estrelas”, você conhece as sete graduações da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) que alcançaram nota máxima na avaliação feita pelo Guia do Estudante (GE) em 2017. Acompanhe!