Curso 5 estrelas: Descubra mais sobre a licenciatura em Geografia da UFSJ

Publicada em 23/10/2017 - Fonte: ASCOM

Sete cursos da UFSJ, em 2017, alcançaram a nota máxima na avaliação feita pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. Entre eles, está a Licenciatura em Geografia, responsável por formar professores e cidadãos conscientes com a capacidade de entender e transformar o espaço no qual estão inseridos.

O curso de Geografia, na modalidade licenciatura, chegou a UFSJ em 2009, junto de mais outras 12 graduações presenciais. Isso aconteceu devido à expansão do Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN), por meio do Programa Reuni, onde funciona. Essa mudança permitiu que o curso tivesse não só salas de aula, mas também laboratórios, equipamentos tecnológicos e softwares específicos para atender a demandas originadas em unidades curriculares.

A chegada do curso também supriu uma necessidade histórica de profissionais habilitados em Geografia no Campo das Vertentes, já que são poucas e distantes as instituições de ensino que oferecem essa formação. Fato que comprometeu a Geografia em escolas locais de Educação Básica. A licenciatura em Geografia busca preparar profissionais que saibam o “como” e o “porquê” ensinar Geografia, incentivando os alunos de educação básica a aprenderem a partir de seus espaços de vivência.

Com uma grade curricular composta de disciplinas que trabalham desde abordagens específicas da Geografia até outras áreas do conhecimento, a graduação recebe 25 alunos a cada primeiro semestre do ano. Hoje, coordenada pela professora e doutora Tatiane Godoy, o curso busca fazer com que os graduandos utilizem o conhecimento que adquiriram para mobilizar outros, oriundos das mais variadas experiências.

Um objetivo que tem dado resultados, como a classificação divulgada pelo Guia do Estudante. Para o professor Vicente Leão, vice-coordenador do curso, essa conquista é fruto de um trabalho coletivo de professores, técnicos e graduandos: “É a esperança de construir um país melhor a partir da educação, do direito de aprender a Geografia na escola básica ou superior, de modo gratuito e com qualidade”.

Além disso, a licenciatura em Geografia incentiva o diálogo entre professores e alunos a respeito do cotidiano da vida escolar, buscando diagnosticar problemas e propor soluções. Isso, normalmente, acontece por meio das atividades complementares, como semanas temáticas, palestras, debates e demais eventos.

Outro fator, externo às salas de aula, que enriquece a formação dos futuros professores é a execução de “trabalhos em campo”. Eles permitem o estudo in loco do espaço, principal objeto de pesquisa do geógrafo, contribuindo para a interdisciplinaridade do curso. Ainda atuam como ferramenta de verificação e encontro de dados e informações, propiciando ao estudante uma visão global do espaço e de como agir sobre ele.

Apesar do objetivo de formar profissionais qualificados primordialmente para o exercício da docência, o curso vê, na Geografia, um campo amplo que possibilita a versatilidade de atuação. Por isso, os profissionais da área formados na UFSJ saem preparados a assumir tanto o exercício do magistério quanto da pesquisa, sem separar ambas as habilidades.

Na série “Curso 5 estrelas”, você conhece as sete graduações da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) que alcançaram nota máxima na avaliação feita pelo Guia do Estudante (GE) em 2017.