UFSJ abre processo seletivo para professores visitantes em programas de pós

Publicada em 08/11/2017

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) anunciou um novo edital destinado à contratação de professores visitantes para atuarem nos programas de pós-graduação durante o período de um ano. São 23 vagas estão disponíveis, sendo uma para cada programa, distribuídas nos seis campi pertencentes à universidade. 

Para se inscrever, o candidato interessado deve possuir o título de doutor há no mínimo dez anos na área a qual pretende concorrer, ser docente ou pesquisador de reconhecida competência na área, ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos, e ainda atender aos requisitos do edital. 

As inscrições acontecem, de modo gratuito, até o dia 20 de novembro exclusivamente por via postal. Os documentos, como a ficha de inscrição, o curriculum vitae, a cópia da identidade ou do visto (para estrangeiros) e do diploma de doutor, devem ser encaminhados para o endereço da secretaria do programa para o qual o candidato se inscreverá. Além disso, também é preciso o envio de um plano de trabalho para o período de um ano.

O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo uma de análise dos títulos indicados no curriculum vitae e a outra de avaliação do plano de trabalho. Todas as duas são de caráter classificatório. A nota final de cada candidato será calculada pela média ponderada dessas duas etapas, sendo elas, respectivamente, de peso três e quatro.

O prazo máximo para as contratações é de um ano, renovável por mais um para professores brasileiros e de mais quatro anos para estrangeiros. A remuneração é no valor de R$ 9.585,67. Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico de concursos da UFSJ: https://goo.gl/axNmuW

Vagas e programas de pós-graduação por campus

Campus Alto Paraopeba (CAP) – Ouro Branco – 1 vaga
Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável

Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) – Divinópolis – 5 vagas
Biotecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem e Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular

Campus Dom Bosco (CDB) – São João del-Rei – 9 vagas
Ciências Morfofuncionais, Ecologia, Física e Química de Materiais, Física, História, Multicêntrico em Química, Educação (Processos Socioeducativos e Práticas Escolares), Psicologia e Letras (Teoria Literária e Crítica da Cultura)

Campus Santo Antônio (CSA) – São João del-Rei – 2 vagas
Engenharia da Energia e Matemática em Rede Nacional

Campus Sete Lagoas (CSL) – Sete Lagoas – 1 vaga
Ciências Agrárias

Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan) – São João del-Rei – 5 vagas
Administração Pública em Rede, Artes Cênicas, Ciência da Computação, Geografia e Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade