Começou a Feira de Internacionalização no Campus Alto Paraopeba

Publicada em 08/11/2017

Com atividades durante toda a terça-feira, 7, e abertura oficial no final da tarde, foi dada a largada da Feira de Internacionalização e Intercâmbio do Campus Alto Paraopeba (Finter). o professor da Ufla, Antonio Chalfun, ministrou a palestra "Políticas de internacionalização em universidades públicas", como parte da abertura oficial do evento, que também teve a presença da assessora para assuntos internacionais da UFSJ, professora Liliane Sade.

Ao longo do primeiro dia, a programação do evento teve mesa-redonda com a Campus France, apresentação cultural com a Casa de Música de Ouro Branco, teatro com a Trupe Só Risos, oficinas de inglês e francês, visita técnica e sala de exposições com ex-intercambistas e agências de intercâmbio.

Estiveram presentes autoridades como o vice-prefeito Celso Vaz e parceiros de instituições como a Ufop e o IFMG de Ouro Branco. Da rede municipal foram três turmas de alunos do nono ano. Os outros campi da UFSJ marcaram presença, com vans saindo do Campus Centro-Oeste, em Divinópolis, Campus Sete Lagoas e Campus Santo Antônio, em São João del-Rei.

A programaçao segue nesta quarta, 8, com as seguintes atividades: simulados TOEFL e DELF pela manhã, mesa-redonda com a Latino Australia Education (LAE) (13h30), mesa-redonda com Iaeste-Abipe e Santander Universidades (15h10) e, a partir das 17h, apresentação do Greenlight for Girls, formatura dos alunos " Essential English", turma de inglês básico oferecido aos funcionarios terceirizados do CAP, palestra com o professor Cristiano Maciel ("O Alto Paraopeba e a internacionalização do conhecimento cientifico") e encerramento com o Projeto Cultural Clave de Sol e Quinta Cultural CAP.

Finter

O evento é promovido pelo projeto de extensão do "Núcleo de Conversação de Idiomas" e pela Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ (Assin). Entre as atividades programadas, estão palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais, culinária típica de diversos países, workshops e espaços de exposição para profissionais e estudantes com vivência no exterior, para agências de fomento de intercâmbio, representante do governo francês e um balcão exclusivo da equipe técnica da Assin.