II Caminhada Ecológica: atividades físicas para uma melhor qualidade de vida e trabalho de funcionários da UFSJ

Publicada em 08/11/2017

A Serra do Lenheiros, em São João del-Rei, é conhecida por suas trilhas, cachoeiras, grutas e história: além dos atrativos naturais, também podem ser encontradas pinturas rupestres, com cerca de 6 a 9 mil anos, e muros de pedras construídos pelos escravos. Esse vai ser o cenário da II Caminhada Ecológica, que acontece dia 18 de novembro e vai proporcionar trilha e alongamentos aos participantes. O objetivo é combater o sedentarismo e incentivar a prática de exercícios pelos docentes, técnicos, aposentados e terceirizados da UFSJ.

A prática de atividades físicas ajuda tanto na saúde física quanto mental. Os exercícios reduzem a pressão arterial, diabetes, obesidade e ajudam a diminuir o cansaço e o estresse. “Trabalhar a promoção da saúde com o servidor, incentivando a adoção de hábitos saudáveis, organizando ações intersetoriais com vistas a reduzir o sedentarismo, a prevalência de sobrepeso e obesidade e promovendo modos de vida saudáveis no ambiente de trabalho são formas de evitar que as atividades laborais diárias afastem o servidor do próprio trabalho”, explica Camila Negreiros Gobira, que trabalha no Núcleo de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFSJ (Progp), e faz parte da organização do evento.

Nesta segunda edição, as atividades serão monitoradas por oficiais do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha. “O apoio do batalhão é importante, pois eles conhecem o local e guiarão a caminhada com segurança”, conta Camila. Ao todo, serão cerca de 3 Km de caminhada, passando pelo ponto alto da Serra do Lenheiro e voltando pelas pinturas rupestres dentro do Centro Escola de Montanhismo.

Os participantes são orientados a levar comida, frutas, água, vestir roupas confortáveis e tênis adequado. Além disso, o uso de bonés, viseiras e filtro solar ajuda a proteger do sol. A Caminhada é direcionada para servidores da UFSJ, que podem levar familiares (não é aconselhável levar crianças com idade inferior a 8 anos). As inscrições podem ser feitas por este formulário até dia 16 de novembro. A saída será no dia 18, às 7h, da portaria do Campus Santo Antônio.

A primeira edição da Caminhada aconteceu em março deste ano, na Fazenda do Pombal, com o nome de Caminhada em Combate ao Sedentarismo e à Hipertensão Arterial. Os 42 participantes percorreram cerca de 4,6 Km e, ao fim do trajeto, fizeram alongamento e relaxamento orientados. O objetivo é que a Caminhada continue acontecendo duas vezes ao ano.