De olho no Enade 2017: instruções para exame do dia 26

Publicada em 16/11/2017 - Fonte: ASCOM

Realizado anualmente pelos universitários concluintes da graduação, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é considerado um dos métodos de avaliação mais relevantes para analisar o aprendizado do aluno dentro da universidade, bem como a qualidade do curso prestado. A edição de 2017 está agendada para o dia 26 de novembro. Discentes de 33 cursos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) participarão da prova.
 
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da prova acontece às 13h30, horário oficial de Brasília. O questionário do estudante é de preenchimento obrigatório, sendo condição para a regularidade com o Enade. Ainda que o discente concluinte participe da prova, caso não preencha o questionário do estudante ficará em situação de irregularidade no Enade, o que o impedirá de colar grau.
 
O Enade é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. O objetivo é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas bases curriculares de cada curso da graduação.
 
Além de averiguar o desenvolvimento dos estudantes, o resultado final do Exame é utilizado como insumo para verificação dos pontos fortes e defasados do curso e da universidade. Assim, as coordenações responsáveis tornam-se aptas a investir no aprimoramento do ensino.
 
A estrutura do Enade é composta por 40 questões, sendo dez de formação geral e 30 ligadas à formação específica da área, contendo ambos os segmentos questões discursivas e de múltipla escolha. A formação geral é constituída por situações-problema e estudo de casos, com duas questões discursivas e oito de múltipla escolha. Já a de cunho específico é integrada por três questões discursivas e 27 de múltipla escolha.
 
UFSJ no Enade 2017
 
Os cursos de graduação que devem prestar o Enade são definidos, anualmente, pelo Ministério da Educação (MEC), baseado nas propostas da Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Exame em cada área do conhecimento é trienal.
 
Confira abaixo quais cursos da UFSJ atenderão ao Enade 2017:
 
Arquitetura e Urbanismo
Bioquímica
Ciência da Computação
Ciências Biológicas (Licenciatura)
Ciências Biológicas (Bacharelado)
Educação Física
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Bioprocessos
Engenharia de Produção
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia Elétrica
Engenharia Florestal
Engenharia Mecânica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Química
Filosofia (Licenciatura – presencial)
Filosofia (Bacharelado)
Filosofia (Licenciatura – a distância)
Física (Licenciatura)
Física (Bacharelado)
Geografia (Licenciatura)
Geografia (Bacharelado)
História (Licenciatura)
História (Bacharelado)
Letras
Matemática (presencial)
Matemática (a distância)
Música
Pedagogia (presencial)
Pedagogia (a distância)
Química (Licenciatura)
Química (Bacharelado)