De olho no Enade 2017: instruções para exame do dia 26

Publicada em 16/11/2017 - Fonte: ASCOM

Realizado anualmente pelos universitários concluintes da graduação, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é considerado um dos métodos de avaliação mais relevantes para analisar o aprendizado do aluno dentro da universidade, bem como a qualidade do curso prestado. A edição de 2017 está agendada para o dia 26 de novembro. Discentes de 33 cursos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) participarão da prova.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da prova acontece às 13h30, horário oficial de Brasília. O questionário do estudante é de preenchimento obrigatório, sendo condição para a regularidade com o Enade. Ainda que o discente concluinte participe da prova, caso não preencha o questionário do estudante ficará em situação de irregularidade no Enade, o que o impedirá de colar grau.

O Enade é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. O objetivo é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas bases curriculares de cada curso da graduação.

Além de averiguar o desenvolvimento dos estudantes, o resultado final do Exame é utilizado como insumo para verificação dos pontos fortes e defasados do curso e da universidade. Assim, as coordenações responsáveis tornam-se aptas a investir no aprimoramento do ensino.

A estrutura do Enade é composta por 40 questões, sendo dez de formação geral e 30 ligadas à formação específica da área, contendo ambos os segmentos questões discursivas e de múltipla escolha. A formação geral é constituída por situações-problema e estudo de casos, com duas questões discursivas e oito de múltipla escolha. Já a de cunho específico é integrada por três questões discursivas e 27 de múltipla escolha.

UFSJ no Enade 2017

Os cursos de graduação que devem prestar o Enade são definidos, anualmente, pelo Ministério da Educação (MEC), baseado nas propostas da Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Exame em cada área do conhecimento é trienal.

Confira abaixo quais cursos da UFSJ atenderão ao Enade 2017:

Arquitetura e Urbanismo
Bioquímica
Ciência da Computação
Ciências Biológicas (Licenciatura)
Ciências Biológicas (Bacharelado)
Educação Física
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Bioprocessos
Engenharia de Produção
Engenharia de Telecomunicações