Inscrições abertas para o 12º Concurso de Presépios da UFSJ

Publicada em 17/11/2017

Iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) distribui prêmios em dinheiro para os melhores presépios inscritos

Luzes, guirlandas, árvores e outros tradicionais itens que compõem a decoração natalina já começam a surgir nas casas, ruas e comércios, mesmo faltando mais de um mês para a celebração do Natal. Entre os elementos mais usados estão os presépios, uma representação do que aconteceu naquela madrugada do dia 25 de dezembro, conforme descreve a tradição cristã.

Com o objetivo de incentivar e manter viva essa tradição artístico-religiosa, principalmente entre os artesãos locais, o Concurso de Presépios da UFSJ chega a sua 12ª edição – evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (Proex).

As inscrições para o 12º Concurso de Presépios da UFSJ vão até o dia 4 de dezembro de 2017. Para participar, o candidato deve entregar o presépio, embalado e protegido em uma caixa, pessoalmente, nas secretarias da Proex em São João del-Rei, Sete Lagoas, Divinópolis, Ouro Branco/Congonhas ou em um dos três campi da UFSJ. Junto é preciso enviar a ficha de inscrição preenchida e a documentação exigida no edital (cópias do RG, CPF, número do PIS/Pasep ou NIT e, para menores de 18 anos, a autorização dos pais com firma reconhecida).

Qualquer pessoa física, nacional ou estrangeira (residente com atividade regular no Brasil), de idade igual ou superior a 15 anos pode se inscrever. O presépio deve ser feito de modo artesanal, ter até 1m², no máximo, e na confecção podem ser utilizados qualquer técnica, estilo ou matéria-prima.

Na categoria de Presépio Tradicional, o trabalho deve conter os personagens tradicionalmente reconhecidos na cultura popular, como a família de Jesus, os Reis Magos e a estrela guia, pastores, anjos e animais. Já na categoria Presépio Não Tradicional, a escolha das figuras fica a critério do candidato.

Quaisquer dúvidas podem ser apresentadas ao Setor de Projetos Artísticos e Culturais da Proex, em dias úteis, das 9h às 12h ou das 14h às 17h, pelo telefone (32) 33792510 ou pelo e-mail sepac@ufsj.edu.br. Para mais informações, acesse o edital: https://goo.gl/kYRSuu

Premiação

Os presépios inscritos participam de uma exposição no Centro Cultural da UFSJ durante o mês de dezembro e início de janeiro. Uma Comissão Julgadora, composta por servidores da UFSJ e membros da comunidade externa, avaliam e definem os três primeiros colocados em cada categoria, premiados em dinheiro (R$ 1.000 para o primeiro lugar, R$ 700 para o segundo e R$ 450 para o terceiro). Além disso, existem os certificados de Melhor Presépio Tradicional e Não Tradicional, concedidos conforme o voto popular dos visitantes da exposição. A Cerimônia de Premiação será no dia 6 de janeiro, dia de Reis, às 18h, no Centro Cultural da UFSJ.