Encontro de desenvolvimento sustentável promove mesa-redonda sobre Unidades de Conservação

Publicada em 20/11/2017

III Emidesur objetiva abordar o controle das UCs locais, como as serras de São José, do Lenheiro e do Gambá

Variedade de espécies em fauna e flora, diversos ecossistemas e climas, além de terras férteis e água pura em grande quantidade. O nosso país é megabiodiverso. Mas, com o passar do tempo, a ocupação humana destruiu parte dessa natureza. Por isso, foram criadas as Unidades de Conservação (UCs), áreas demarcadas para proteger alguns recursos naturais. São essas áreas que o professor Leonardo Cristian Rocha, docente do Departamento de Geografia da UFSJ (Degeo), irá abordar na mesa-redonda “Plano de Manejo em Unidades de Conservação”, no dia 27 de novembro, às 20h, como parte da terceira edição do Encontro Mineiro de Desenvolvimento Sustentável Urbano e Rural (Emidesur).

A mesa é coordenada pelo professor Mateus de Carvalho Martins, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (Dauap/UFSJ), e acontece no Auditório do Campus Santo Antônio (CSA). O objetivo do Emidesur é refletir a respeito de temas ligados à sustentabilidade, tanto urbana quanto rural, num espaço de diálogo científico em que educadores, estudantes, pesquisadores, agricultores e a sociedade em geral compartilhem experiências e procurem as melhores práticas sustentáveis para serem empregadas.

A escolha do tema para 2017 reflete a importância do plano de manejo para a implantação e o gerenciamento das áreas de conservação, principalmente locais, como as serras de São José, do Lenheiro e a do Gambá (localizada entre os municípios de Jeceaba e Entre Rios de Minas). Espaços em que a UFSJ, atualmente, mantém representantes dentro dos conselhos.

O encontro, realizado pelo Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidades (Cegas), espera a presença de gestores ambientais, ambientalistas, acadêmicos e de todos os interessados pelo processo em gestão das Unidades de Conservação regionais para enriquecer a conversa. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site do Cegas

Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre temáticas relacionadas à gestão ambiental e à sustentabilidade, o Cegas é um projeto transdisciplinar vinculado à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ele capacita estudantes universitários, professores e também a comunidade externa a promover ações efetivas de tutela ambiental, com trabalho voltado para três linhas de pesquisa: Gestão Ambiental, Direito Ambiental e Políticas Públicas. Por meio do projeto, espera-se desenvolver melhores práticas de gestão ambiental e sustentabilidade em organizações privadas, públicas e OnGs.