No CAP e no CSA: Miguel Benegas ministra palestras sobre inovação tecnológica

Publicada em 20/11/2017

Discutir as intensas mudanças que estão ocorrendo na contemporaneidade é o que torna a universidade uma vanguarda. É com essa ideia que a Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) e a Fundação de apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (Fauf) promovem a palestra “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica”, ministrada pelo professor Miguel Benegas.

O evento busca complementar os estudos relativos ao empreendedorismo na universidade e será realizado no Campus Alto Paraopeba (CAP), no dia 21, e no Campus Santo Antônio, no dia 22 (veja mais informações no fim da matéria). Para o professor Cristiano Maciel da Silva, um dos organizadores, o encontro é um marco, pois atrai a atenção e mobiliza a comunidade acadêmica em torno desses temas: “Espera-se que essa discussão traga o tema de empreendedorismo e inovação tecnológica para o radar de docentes e alunos, no intuito de que essas discussões acabem por melhorar a qualidade de nossos cursos e da instituição como um todo”.

Aberta a toda a comunidade acadêmica, a discussão torna-se importante principalmente para os cursos de engenharia, que atualmente somam 11 diferentes categorias na Universidade Federal de São João del-Rei. Para o professor, é imprescindível discutir as mudanças tecnológicas, bem como o impacto que os projetos empreendedores têm no meio em que estão inseridos: “A UFSJ promove esse encontro como uma forma de estimular a discussão entre os diversos agentes envolvidos no processo de ensino para que se chegue a um consenso sobre como esse tipo de conhecimento relativo à gestão e inovação tecnológica pode ser conjugado com os cursos ofertados na instituição”.

Miguel Benegas

Proveniente da Argentina, Miguel Benegas é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Nacional (UTN), onde também realizou sua primeira pós-graduação. Além disso, estudou Gestão de Ciências, Tecnologia e Inovação na Universidade Nacional de General Sarmiento (UNGS) e especializou-se em tópicos relacionados à Gestão do Conhecimento, Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento Local e Empreendedorismo.

Atualmente, dá aulas na UNGS, na Universidade Nacional de Três de Fevereiro e na Universidade Nacional de Luján sobre assuntos relacionados a empreendedorismo na Engenharia.

Membro de diversos conselhos acerca da promoção da inovação tecnológica e desenvolvimento do empreendedorismo, Miguel Benegas realiza treinamentos para empresários desde 2006.

Confira as datas e locais das palestras abertas ao público:

Campus Alto Paraopeba
21/11, 17h, Anexo da Biblioteca