Projeto de Eficiência Energética da UFSJ é aprovado em Chamada Pública da Cemig

A Universidade Federal de São João del-Rei foi uma das três instituições contempladas na Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), sendo a que recebeu maior aporte de recursos.

A Chamada Pública 001/2017 tem a finalidade de selecionar propostas de projetos de conservação de energia e uso racional de energia elétrica para integrar o Programa de Eficiência Energética da CEMIG D, cumprindo o disposto na legislação federal de energia elétrica e da regulamentação emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Na prática os recursos recebido pela UFSJ serão aplicados na troca de lâmpadas nos campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) que permitirá a Universidade economizar em torno de 46,33% % do que é gasto com energia na instituição.

Integrando o Programa de Eficiência Energética da CEMIG D, a UFSJ modernizará o sistema de iluminação dos campi de São João del-Rei com 23.384 lâmpadas e luminárias com tecnologia LED.

Dentre as vantagens desta tecnologia estão a longa vida útil dos produtos, a não emissão dos raios infravermelho ou ultravioleta, o baixo custo de manutenção e ainda alinham a UFSJ na questão ambiental, já que as lâmpadas LED são recicláveis, não causando prejuízo ao meio ambiente. Com a substituição do sistema de iluminação atual pela tecnologia LED haverá uma redução do consumo de energia elétrica de 1.096,11 MWh/ano.

Além da substituição das lâmpadas que possui um cronograma inicial de 12 meses, o projeto tem como objetivo uma campanha para conscientização do uso racional da energia elétrica junto a comunidade acadêmica com a distribuição de panfletos e disseminação de informações por meio do site da instituição, redes sociais e correio web.

Esta é a primeira vez que a Universidade é contemplada neste tipo de chamada pública e essa conquista é fruto da parceria entre Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) e UFSJ, sobretudo por intermédio do Setor de Novos Negócios e Parcerias da Fundação.

Para a pró-reitora de Administração da UFSJ, Vera Lucia Meneghini Vale, ?é importante ressaltar que este projeto vai ao encontro das metas do eixo Infraestrutura Física do Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI e, com esta parceria pretendemos participar de outros chamamentos da Cemig projetando os demais campi da Universidade Federal de São João del-Rei.?

Publicada em 05/12/2017