Projeto de Eficiência Energética da UFSJ é aprovado em Chamada Pública da Cemig

Publicada em 05/12/2017

A Universidade Federal de São João del-Rei foi uma das três instituições contempladas na Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), sendo a que recebeu maior aporte de recursos.

A Chamada Pública 001/2017 tem a finalidade de selecionar propostas de projetos de conservação de energia e uso racional de energia elétrica para integrar o Programa de Eficiência Energética da Cemig D, cumprindo o disposto na legislação federal de energia elétrica e da regulamentação emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Na prática os recursos recebido pela UFSJ serão aplicados na troca de lâmpadas nos campi Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o que permitirá à Universidade economizar em torno de 46,33% do que é gasto com energia na instituição.

Integrando o Programa de Eficiência Energética da Cemig D, a UFSJ modernizará o sistema de iluminação dos campi de São João del-Rei com 23.384 lâmpadas e luminárias com tecnologia LED.

Dentre as vantagens desta tecnologia estão a longa vida útil dos produtos, a não emissão dos raios infravermelho ou ultravioleta, o baixo custo de manutenção e, ainda, alinham a UFSJ à questão ambiental, já que as lâmpadas LED são recicláveis, não causando prejuízo ao meio ambiente. Com a substituição do sistema de iluminação atual pela tecnologia LED haverá uma redução do consumo de energia elétrica de 1.096,11 MWh/ano.

Além da substituição das lâmpadas, que possui um cronograma inicial de 12 meses, o projeto tem como objetivo uma campanha para conscientização do uso racional da energia elétrica junto à comunidade acadêmica com a distribuição de panfletos e disseminação de informações por meio do site da instituição, redes sociais e correio web.

Esta é a primeira vez que a Universidade é contemplada neste tipo de chamada pública e essa conquista é fruto da parceria entre Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) e UFSJ, sobretudo por intermédio do Setor de Novos Negócios e Parcerias da Fundação.

Para a pró-reitora de Administração da UFSJ, Vera Lucia Meneghini Vale, "é importante ressaltar que este projeto vai ao encontro das metas do eixo Infraestrutura Física do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, com esta parceria, pretendemos participar de outros chamamentos da Cemig projetando os demais campi da Universidade Federal de São João del-Rei".