Curso <i>Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas</i> abre inscrições

Publicada em 05/12/2017

<br /> A iniciativa é desenvolvida pelo Centro Regional de Referências para Formação em Políticas sobre Drogas (CRR/UFSJ) para capacitar agentes que atuam no campo do álcool e das drogas

Até o dia 19 de janeiro de 2018, interessados podem se inscrever para a segunda edição do curso de atualização “Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas: da teoria à prática”. Promovida pelo Centro Regional de Referências para Formação em Políticas sobre Drogas (CRR/UFSJ), coordenado pelo professor e doutor Marcelo Vecchia do curso de Psicologia. A formação pretende qualificar pessoas para atuarem no campo do álcool e das drogas, com foco na redução de danos e na ajuda psicossocial. 

Das 120 vagas disponíveis, 50 são destinadas a trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e de Assistência Social (Suas), 50 para profissionais das áreas da Educação ou Segurança Pública e as 20 restantes para funcionários do terceiro setor (comunidades terapêuticas e semelhantes) ou membros de conselhos gestores de políticas públicas.

As inscrições podem ser realizadas pelo Correios, encaminhadas via Sedex, para a Secretaria da Coordenação do Curso de Psicologia da UFSJ, localizada no Campus Dom Bosco, ou presencialmente na própria Secretaria. Junto do formulário de inscrição, apresentado em anexo no edital de seleção, também é preciso entregar cópias de outros documentos, como carteira de identidade, CPF, certificados de conclusão de ensino superior e de participação em eventos científicos, entre outros.

Além disso, é preciso redigir um memorial com, no máximo, 500 palavras, contendo uma breve apresentação da trajetória profissional e acadêmica do candidato e as justificativas que o motivaram a participar do curso.

O processo seletivo será feito em duas etapas: uma eliminatória de análise dos documentos e outra classificatória de avaliação dos formulários de inscrição e do memorial. O resultado final será divulgado até o dia 19 de fevereiro de 2018 no site do CRR/UFSJ, com possibilidade de intervenção de recurso.

Com carga horária total de 120 horas, as aulas têm como base o “Guia estratégico para o cuidado de pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas: Guia AD”. Elas serão realizadas entre abril a junho de 2018, às quartas-feiras à das 14h às 17h, no Campus Dom Bosco. Para mais informações, acesse o edital .

Centro Regional de Referências para Formação em Políticas sobre Drogas (CRR/UFSJ)

Polo articulador de iniciativas para a atuação nas políticas sobre álcool e outras drogas, a partir de um diagnóstico regional, o CRR busca contribuir com ações de prevenção e cuidado dentro desse contexto, capacitando agentes, trabalhadores e líderes comunitários a partir de cursos presenciais, continuados de caráter teórico-prático. Ele ainda pretende ajudar as políticas locais sobre drogas e pluralizar ofertas terapêuticas e ações sobre os danos decorrentes do uso do álcool e de outras substâncias.