DCE realiza plenária de organização e planejamento da gestão

Publicada em 12/12/2017 - Fonte: ASCOM

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) convocou representantes dos Centros e Diretórios Acadêmicos (CAs e DAs) de São João del-Rei, Divinópolis e Ouro Branco para debater o futuro da entidade e sua atuação imediata em 2018. O encontro ocorreu em 25 de novembro e teve como objetivo avaliar as gestões anteriores e de eleger uma nova.

Matheus Lemes Martins de Assis, do curso de Letras e 1º secretário na próxima gestão, acredita que o dever do DCE é “que todos que reivindiquem participação política saibam que aqui na UFSJ eles têm um lugar de fato e podem cultivar a construção de uma universidade pública gratuita, plural e de qualidade”. O mandato da nova gestão foi votado para ter o papel de reestruturar e fortalecer o DCE em 6 meses de trabalho, dessa forma, a gestão se encerrará no fim do 1º semestre do ano que vem.

Para 2018, Matheus espera “continuar o processo de fortalecimento dos centros acadêmicos e realizar atividades e ações que aproximem o máximo possível nossa entidade dos nossos pares, principalmente os calouros, que também espero estarem brevemente ocupando os lugares que hoje eu e os meus colegas executivos ocupamos no DCE”.

Além da sede

Na gestão 2017-2018, os campi fora da sede da UFSJ, localizada em São João del-Rei, assumiram o DCE. As Coordenações de Campi foram ampliadas para duas cadeiras e agora há representantes do Campus Centro Oeste (CCO) e do Campus Alto Paraopeba (CAP).

Clara Gouveia Souza, estudante do curso de Medicina e 1ª Coordenadora do CCO, acredita que a participação dos demais campi no DCE irá melhorar a comunicação e facilitará a resolução de problemas. “A UFSj é grande, com mais três campi fora da cidade sede que compõem a Instituição e o DCE é a entidade representativa de todos os alunos. O ideal é que tenha representantes de todos os campi. O espaço fica mais democrático”.

“DCE pela base”

O DCE da UFSJ se organiza de forma diferente de outros do Movimento Estudantil Brasil. No modelo "DCE Pela Base" o Conselho de Entidades de Base (CEB), formado pelos CAs e DAs, é superior à Secretaria Executiva. Por meio desse espaço de encontro entre estudantes de diversos cursos, são discutidas as pautas e diretrizes da entidade. Para garantir igualdade às diferentes vozes dos cursos da UFSJ, cada CA ou DA tem o direito de indicar um delegado que o represente, os quais têm o poder de voto.

Os cargos da Secretaria Executiva podem ser ocupados por qualquer estudante regularmente matriculado na UFSJ. Basta se apresentar e ser eleito pelos delegados do CEB.

Confira a composição da Secretaria Executiva do DCE-UFSJ 2018/1:

1º Secretário: Matheus Lemes Martins de Assis - Letras
1º Tesoureiro: Gabriel Costa – Ciências Econômicas
1º Coordenador do CDB: Wesley Fernando Rodrigues de Sousa – Filosofia
1º Coordenador do CTAN: Rodolfo Rodrigues – Teatro
2º Coordenadora do CTAN: Millena Stefani – Comunicação Social (Jornalismo)
3º Coordenador do CTAN: Allysson da Cruz Rodrigues – Ciência da Computação
1ª Coordenadora do CAP: Camila Maria Nogueira Barros – Engenharia Mecatrônica
2º Coordenador do CAP: Elvis José Camargo Coelho – Engenharia de Bioprocessos
1ª Coordenadora do CCO: Clara Gouveia de Souza – Medicina (CCO)
2º Coordenadora do CCO: Ellen Oliveira Del Puerto – Bioquímica

Cargos criados, ou com demanda:

1º Diretor de Comunicação: João Pedro Justino – Comunicação Social (Jornalismo)
2º Diretor de Comunicação: Felipe Januário – Comunicação Social (Jornalismo)
1ª Secretaria de Cultura: Beatriz Larizzatti – Pedagogia
1º Secretario de Combate ao Racismo: Jackson Guedes – Musica
2º Secretário de Combate ao Racismo: Igor Gabriel - Física
1ª Secretária de Mulheres : Bárbara Boechat – Ciência da Computação.
2ª Secretária de Mulheres: Lydia Linon – Farmácia
1º Secretário de Assistência Estudantil: João Victor – Engenharia Elétrica
2º Secretário de Assistência Estudantil: Marco Túlio – Ciências Econômicas

Representantes nos Conselhos Superiores da UFSJ:

Representante discente no CONSU: Adriellen Martins – Filosofia
Representante discente no CONDI: Gabriel Costa – Ciências Econômicas