Projeto Rondon: UFSJ vai atuar no Mato Grosso do Sul

Publicada em 12/12/2017

A UFSJ, pela quinta vez, está entre as dez instituições de Ensino Superior do país selecionadas para desenvolver atividades dentro do Projeto Rondon. Realizada em julho de 2018, a Operação Pantanal acontece na cidade de Bodoquena, no Mato Grosso do Sul. A proposta foi desenvolvida pela professora Renata Reis, coordenadora do curso de Zootecnia, e pelo docente Marcelo Araújo, professor de Farmacologia Básica e Clínica no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO).

Além dos professores, a participação da UFSJ terá apoio de oito estudantes da graduação, que serão escolhidos em seleções públicas no primeiro semestre de 2018, organizadas pelos professores responsáveis pela proposta. Uma oportunidade única, como comenta a coordenadora do curso de Zootecnia Renata Reis: “O Rondon mostra aos estudantes como a universidade é interdisciplinar. Independentemente do curso, os profissionais estão aí para ajudar. É um momento de levar conhecimento e, mais ainda, de aprender”.

As atividades realizadas durante o projeto são divididas em dois eixos: conjunto A, que abrange as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; e conjunto B, com temáticas sobre Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

No caso da UFSJ, as atividades serão relacionadas ao grupo B, como programas para capacitar produtores rurais, oficinas sobre o emprego dos meios de comunicação para gerar conteúdo e informação ou ações para a melhoria de processos agrícolas e pecuários. Elas foram escolhidas a partir de diagnóstico realizado durante a elaboração da proposta, e podem ser reformuladas durante a preparação para o projeto.

Também haverá momentos de integração e de práticas esportivas entre as equipes de rondonistas com a comunidade, possibilitando a consolidação das ações implementadas pelo projeto. Exposições com os produtos feitos na oficina de ‘Ecodesign’ e com as fotos da oficina “Resgate da Memória” e, ainda, uma feira de produtos locais estão entre as atividades previstas.

Apesar de selecionada para desenvolver ações no Mato Grosso do Sul, a UFSJ também enviou uma proposta para a Operação Palmares, que acontece em 2018 no estado de Alagoas. As duas foram aprovadas, contudo o edital do Projeto Rondon prevê que a universidade só possa desenvolver uma das propostas.

Para o professor Marcelo Araújo, um dos responsáveis pelo projeto na UFSJ, as experiências anteriores são a motivação para dar continuidade na participação no Rondon. “É um trabalho árduo e difícil tanto na atuação no município quanto na preparação aqui na Universidade. Contudo, é uma experiência boa que possibilita crescimento e conhecimento. Os alunos que vão ao Rondon voltam transformados com novas visões em relação à vida, ao mundo e à sociedade”, afirma.

Rondon e a UFSJ

Com o objetivo de aproximar os universitários da realidade brasileira por meio da realização de atividades multidisciplinares em municípios em situação de vulnerabilidade social, o Projeto Rondon surgiu em 1966, com a participação de 30 universitários e dois professores que conheceram de perto a situação da população amazônica. É o maior projeto de ação social do país, coordenado pelo Ministério da Defesa e financiado pelo Governo Federal, possibilitando a melhoria de municípios com problemas sociais de baixo IDH, atingidos pela falta de informação, pobreza e violência.

A primeira experiência da UFSJ no Rondon foi em uma cidade no estado de Paraíba. Desde então, os rondonistas da instituição passaram por outros locais em estados como o Pará, Espírito Santo e Tocantins. Cada experiência é uma possibilidade de que os universitários estejam inseridos em uma realidade a qual poucos conhecem.

Para 2018, o cronograma da Operação Pantanal já está preparado. Primeiramente, serão selecionados os alunos que farão parte do Projeto, que serão preparados e orientados para as atividades que estão previstas. Em abril, os professores responsáveis vão até Bodoquena para negociar com a prefeitura municipal, conhecendo as necessidades da população mais de perto. A Operação, especificamente, tem 16 dias de duração e acontece em julho de 2018.