Plantio de mudas da Mata Atlântica no Ctan terá participação da comunidade

Publicada em 13/12/2017

O Núcleo de Meio Ambiente da UFSJ e o programa de extensão Casa Verde promovem plantio de mudas da Mata Atlântica no Campus Tancredo Neves (Ctan), na área próxima ao lago. O objetivo é que a atividade conte com a participação de toda comunidade acadêmica e também das comunidades externas. A ação acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Serão plantadas em torno de 50 mudas de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica. O envolvimento da comunidade é importante para gerar uma consciência ambiental mais ativa. “Vai ser bem democrático! As covas já estarão prontas e os próprios interesaddos poderão fazer o plantio. Essa participação é importante para fortalecer o processo de sensibilização ambiental”, explica Gustavo Henrique Almeida, coordenador do Núcleo de Meio Ambiente.

As plantas foram uma doação da Floresta Nacional de Ritápolis e servirão de base para a criação de uma Área de Preservação Permanente (APP). A área abrangerá uma região delimitada, com cerca de 30 metros quadrados, terá placas de identificação e monitoramento e será aberta para visitação. “Especialmente por ser uma APP urbana, o viés é de integração com outras áreas do campus. Não é uma zona de exclusão”, detalha Gustavo.

O plantio faz parte das atividades do Plano de Ação UFSJ + Verde, que tem entre seus objetivos ampliar as áreas verdes na Universidade. Além do Ctan, o Campus Dom Bosco também recebeu mudas, principalmente de plantas nativas do Cerrado. O próximo passo é levar o plantio ao Campus Santo Antônio.

O trabalho de planejamento e execução do plantio teve participação do aluno de Ciências Biológicas, Samuel Lima; da professora do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT), Iara Freitas Lopes, coordenadora do programa de extensão Casa Verde; do professor do Departamento de Zootecnia, Sérgio Gualberto Martins; e da professora do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (Dauap), Lívia Ribeiro Abreu Muchinelli.