Biotério do CTAN recebe investimentos para entrar em funcionamento

Publicada em 18/12/2017

No auge da expansão das instituições federais de ensino superior, foi concluído o prédio do Biotério do Campus Tancredo Neves da UFSJ, em São João del-Rei. Porém, para a estrutura se transformar no principal biotério da instituição, uma série de particularidades eram exigidas nos quesitos de qualidade, higiene, segurança, temperatura, circulação de ar e uma rede elétrica adequada que suportasse determinados equipamentos.

No entanto devido aos limites orçamentários da época não foi possível finalizar as adequações normatizadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e não foi possível dar início ao funcionamento das atividades previstas para o novo prédio.

Com isso, o prédio do Biotério do CTAN, que tem sete salas, passa agora, graças a viabilização de recursos pela Reitoria, por reformas que viabilizarão seu funcionamento. Com a finalização da obra, prevista para fevereiro de 2018, será realizada a desativação do antigo Biotério do Campus Dom Bosco, que já não atende às crescentes demandas da UFSJ.

As modificações no biotério do Campus Tancredo Neves incluem a instalação de sistema de ar condicionado, ventilação e exaustão, bem como a adequação dos sistemas hidráulicos e elétricos, atendendo as necessidades acadêmicas e de biossegurança. Além disso, será feita uma pintura com o material epóxi nos tetos e paredes para facilitar a desinfecção do ambiente. Segundo o setor de obras da UFSJ o Biotério Central será adequado para atender as normas do Concea, que estabelece os padrões para ambientes de criação de animais.

Atender às demandas

O objetivo do Biotério é criar animais para atender às demandas de pesquisa e ensino da UFSJ de diversos departamentos e cursos, como Departamento de Ciências Naturais (DCNAT), Psicologia (Dpsic), Engenharia de Biossistemas (Depeb), Medicina no campu Dom Bosco, Engenharia Elétrica (Depel) e dos cursos da área de saúde no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO).

Para a professora Ana Paula Madureira, coordenadora do Núcleo de Criação de Animais de Laboratório (Nucal), a reforma é importante para potencializar a produtividade e melhor atender às demandas dos pesquisadores: “Possivelmente conseguiremos aumentar a produção, visto que hoje utilizamos apenas quatro salas no Dom Bosco”.


Segundo a Pró-reitora de Administração, Vera Meneghini, “mesmo com os cortes orçamentários sofridos pelas Universidades Federais, a UFSJ conseguiu, através de uma boa gestão dos recursos, planejamento e priorização de demandas, viabilizar essa obra que tanto contribuirá para as atividades de Ensino e Pesquisa na Instituição”.