17º Desafio Matemático e Estatístico da Economia, e 4º, 5º e 6º Desafio da Engenharia Mecânica premiam estudantes vencedores

Publicada em 19/12/2017 - Fonte: ASCOM

O Grupo de Estudo de Políticas Macroeconômicas e Crescimento Econômico, juntamente com os Departamentos de Engenharia Mecânica, de Matemática e Estatística, de Ciências Econômicas e a Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei, entregaram as premiações aos alunos vencedores do 4º, 5º e 6º Desafio da Engenharia Mecânica - Yohan Santos, Jader Pereira e Carolina Maestro - e do 17º Desafio Matemático e Estatístico da Economia - Thiago Porfirio.

O professor-autor Sérgio Magno, do Departamento de Matemática, conta que o projeto surgiu em agosto de 2015, quando percebeu a dificuldade dos professores do departamento ao lecionar seus conteúdos para os discentes do curso de Economia. “Percebemos, em seguida e ao conseguir o apoio empresarial local, que poderíamos expandir o projeto para outros Cursos. Contando com a imensa colaboração da Professora Roseli (Demec), que Coordena o projeto "Desafios da Engenharia Mecânica" e do Professor Sabariz.” O objetivo do projeto, segundo Sérgio, é “incentivar os discentes da UFSJ a estudarem mais os conteúdos da Matemática e Estatística, que perpassam por todas as áreas do conhecimento”, e fazer com que esses desafios estejam presentes em “todos ou quase todos os departamentos da UFSJ”, estimulando os discentes a estudarem conteúdos específicos de cada curso. A premiação em dinheiro faz parte do apoio da Reitoria ao projeto.

Inspirado no filme Gênio Indomável de Gus Van Sant (1997), o projeto sistematiza os desafios e premia os discentes vencedores, incentivando a adesão dos estudantes, e demonstrando efeitos positivos em sala de aula, como conta o autor. “Discentes mais participativos e empenhados, motivam muito os professores; ajudam na inserção no Mercado de Trabalho, (...) e promovendo o nome da UFSJ no Brasil e no Mundo. Ao divulgarmos os Vencedores, divulgamos os Cursos e a UFSJ”.
A comissão avaliadora conta com seis professores do Departamento de Matemática da UFSJ e um professor do Departamento de Ciências Econômicas. Todos os alunos da UFSJ, de todos os campi, podem participar do Desafio Matemático e Estatístico da Economia. Para saber como, acesse: https://goo.gl/URbyRA

Atuação nas escolas
O Grupo de Estudo, atuou também com a Prefeitura de Tiradentes, na entrega da premiação aos vencedores do 2º Desafio Matemático do 1º Grau. Os alunos premiados frequentam as escolas: Escola Municipal João Pio (Emy, 3º ano), Escola Municipal Ademar Natalino Longatti (Álvaro, 4º ano) e Escola Estadual Marília de Dirceu (João Francisco, 5º ano). Mais informações estão disponíveis aqui: https://goo.gl/a92ByL