Reitoria viabiliza obras para atender demanda da Comunidade do Campus Dom Bosco

Publicada em 20/12/2017

Tiveram início essa semana as obras de infraestrutura e arruamento no Campus Dom Bosco (CDB). Demanda da comunidade, que vai ao encontro do planejamento da Gestão da UFSJ, essa adequação dos espaços e criação de novos acessos no Dom Bosco oferecerá à comunidade daquele campus mais segurança e conforto.

Com a construção e entrada em funcionamento do Complexo de salas de aula e do Restaurante Universitário do CDB, criou-se a necessidade de facilitar o acesso entre a parte antiga do campus e os novos prédios, que hoje são atendidos oficialmente apenas pela nova portaria na parte de trás do campus, com saída para a rua Fidélis Guimarães.

Para atender às demandas da comunidade do Dom Bosco, a Pró-Reitoria de Administração solicitou ao setor de obras a apresentação de projeto para melhoria dos acessos do CDB, e com o apoio da Reitoria, que mesmo com a orçamento apertado, devido aos cortes do Governo Federal, viabilizou recursos para a licitação das obras.

Previstas para terminarem em junho de 2018, essas obras, são mais complexas do que apenas construir novas vias para automóveis. Serão realizadas uma série de mudanças estruturais no campus, como a construção de uma guarita de segurança na nova portaria, a transferência das atividades de criação de animais de pesquisa para o CTAN, no novo Biotério da Instituição, o levantamento de muros de arrimo e execução de um sistema de drenagem, além é claro duas vias que serão construídas..

Essas medidas irão melhorar, por exemplo, a qualidade do trânsito entre os prédios do CDB, com o arruamento de uma via que ligará o Complexo de Salas ao prédio do anexo C do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT), na sua parte inferior, e também a construção de uma via com acessibilidade para pedestres. Essa última fará a ligação da parte baixa do campus com Restaurante Universitário, passando próxima ao prédio do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip). Essas ruas terão iluminação contribuindo para a segurança do campus.

Já os muros de arrimo tem a finalidade de contenção de taludes, e o sistema de drenagem é voltado para a captação de águas pluviais, evitando o acúmulo de terra em estacionamentos e ruas já existentes. De acordo com o Setor de Obras da UFSJ, a drenagem contribuirá também para combater o avanço da erosão causada pela chuva. Esse pacote de obras inclui a finalização do estacionamento do Complexo de Salas de aula, melhorando o conforto de quem usa o prédio.

Segundo a pró-reitora de Administração, Vera Lucia Meneghini Vale, a construção da guarita possibilitará um melhor controle do acesso ao campus, atendendo a uma demanda da comunidade em relação à segurança. Já as demais obras são muito impactantes na rotina do campus, oferecendo um funcionamento mais adequado daquela unidade da UFSJ”.

“Estas obras estão sendo realizadas num momento de escassez de recursos e só estão sendo possíveis com o trabalho constante da Reitoria, visando viabilizar as melhorias que a comunidade demanda e necessita”, completa Vera.”