FAUF financia parceria entre EPAMIG e UFSJ

Publicada em 20/12/2017

Mais de 7 hectares de sorgo foram plantados para alimentar os animais do CTan

Na última quinta-feira, 14, o grupo de estudos em Forragicultura do Departamento de Zootecnia (GEFOR/ DEZOO), em parceria com a Fundação de apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realizou o plantio de forrageiras que vão servir para alimentação dos animais no Campus Tancredo Neves (CTAN), usados no ensino e pesquisa do Curso de Zootecnia.

Os recursos para a compra e plantio de sorgo foram financiados pela Fauf e, com isto, a Universidade economiza. Já a mão de obra e alguns equipamentos foram fornecidos pela EPAMIG. "Faremos silagem para diminuir o gasto com feno. Além disso, em outro local, está sendo realizada a implantação de uma área de pastagem, que será utilizada pelas ovelhas", explica a coordenadora do GEFOR e professora do curso de Zootecnia, Janaína Martuscello.

O sorgo foi plantado em uma área de 7 hectares na parte frontal do CTAN. Próximo ao capril, foi feito um sistema de integração agropecuária com sorgo e capim tamani. Janaína avalia a ação como um sucesso pois "além de inserir os alunos em atividade prática, também gera alimento para os rebanhos que precisam ser mantidos para o bom andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão".

Esta foi a primeira parceria da FAUF com um grupo de pesquisa da Universidade. De acordo com Fernando de Castro, gerente administrativo da Fundação, o objetivo é construir uma política de editais para que pesquisadores possam pleitear financiamento de órgãos externos para o desenvolvimento de suas pesquisas.

O gerente do Campo Experimental Risoleta Neves, Antônio Nunes, considera que essa parceria impacta também o meio rural "através do contato dos produtores rurais com novas tecnologias, palestras, dias de campo, seminários entre outros".

EPAMIG E UFSJ

A parceria entre a Epamig e a UFSJ começou quando o Campo Experimental Risoleta Neves foi instalado no Campus Tancredo Neves em 2003. O curso de Zootecnia tem uma relação estreita com a empresa, com diversos trabalhos desenvolvidos em conjunto, bem como programas de estágios e bolsas de iniciação científica.

"A união de esforços entre instituições contribui para a melhoria da convivência entre pessoas e a otimização dos recursos, além de fomentar novas parcerias.", pondera Fernando.

Sobre essa nova parceria com o apoio da Fauf, seu presidente, Bezamat de Souza Neto, explica que "é a função da Fundação viabilizar acordos que contribuam com a UFSJ, e que esse é um dos exemplos das muitas ações da instituição, visando cumprir seu papel de dar apoio à Universidade, na execução de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão".