Processos seletivos: conheça o curso de Artes Aplicadas

Publicada em 11/01/2018

Interessados podem se inscrever para seleção até o dia 17 de janeiro

Para cursar graduação na UFSJ, o principal meio de ingresso é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas alguns cursos realizam processos seletivos simplificados para avaliar habilidades específicas dos futuros discentes. Entre eles, o bacharelado em "Artes Aplicadas com ênfase em Cerâmica", que recebe inscrições até 17 de janeiro para sua seleção. É o primeiro curso no país voltado para as Artes Aplicadas, credenciado pelo MEC em 2013 com nota máxima (nota 5).

A primeira turma de Artes Aplicadas da UFSJ ingressou em 2009. A graduação é ofertada em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, reconhecida por sua vocação histórica para o artesanato. Além do estanho fundido de São João, seu entorno reserva artes das mais diversas, charmosas e qualificadas: Resende Costa se destaca por sua tapeçaria; Padros, pelo entalhe em madeira; Dores de Campos, pela selaria em couro; Coronel Xavier Chaves, pelas belas esculturas em pedra; Santa Cruz de Minas, pelos móveis em madeira de demolição. A prática da cerâmica artesanal, entretanto, carecia do apoio que hoje encontra no curso da Universidade Federal de São João del-Rei.

A vice-coordenadora de Artes Aplicadas, professora Luciana Beatriz Chagas, explica que o curso é voltado especificamente para a cerâmica artística e artesanal, conhecida mundialmente como “cerâmica de estúdio”. O projeto pedagógico do curso, que inclusive foi modificado em 2017, é idealizado de modo a englobar, num único curso superior, formação artística, técnica e empreendedora. "Nosso egresso trabalha com todas as etapas da produção, desde a formação de repertório artístico e elaboração do conceito e do processo criativo, passando pelas técnicas específicas da cerâmica, como as técnicas de modelagem, processamento de massas cerâmicas, formulação de esmaltes, construção de fornos, técnicas de queima tradicionais e alternativas, até os aspectos da comercialização, organização da produção e gestão do empreendimento", detalha. O resultado disso, prossegue, "é o objeto artesanal e artístico que carrega em si um alto grau de elaboração e investimento estético e técnico".

A equipe de professores do curso é composta por ceramistas com formação superior em Artes Visuais e Arte-Educação. Hoje, são sete professores (cinco doutores e dois mestres), algumas disciplinas são ministradas por docentes de outros departamentos. A graduação dura quatro anos e é oferecida no período noturno, atendendo inclusive alunos artesãos.

Laboratório Escola de Cerâmica

Construído no Campus Tancredo Neves, o Laboratório Escola de Cerâmica é um dos principais espaços onde ocorrem as atividades do curso. Trata-se de um grande ateliê que engloba pátio de fornos, sala de tornos, sala de massas e salas de modelagem, que proporcionam ao estudante o contato e o manuseio dos mais diversos equipamentos do processamento cerâmico.

Exposição Linguagem é Cerâmica

No último ano, o aluno deve reunir todo o conteúdo apreendido ao longo do curso para elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC) que envolva criação, pesquisa teórica, técnica e artística, além da realização do trabalho plástico autoral em cerâmica. A parte prática do TCC resulta em peças que compõem, todos os anos, a exposição "Cerâmica é Linguagem", na galeria do Centro Cultural UFSJ.

Ações na comunidade

Os projetos de extensão da UFSJ, que são coordenados por docentes das Artes Aplicadas, chegam à comunidade em diversas frentes. Da arte-terapia como elemento para recuperação de dependentes químicos à arte-educação e capacitação profissional nos bairros, na zona rural e nas comunidades quilombolas. As atividades vão além dos campi da Universidade, proporcionando experiência social única a alunos bolsistas e voluntários, promovendo impacto social na região.

Veja alguns projetos que já foram noticiados nos veículos oficiais da UFSJ:

Cerâmica em comunidade (Revista Quanta UFSJ)

As crianças de Tiradentes no universo das artes visuais (Site de notícias)

Índice UFSJ: Artes Aplicadas (TV UFSJ)

A série “Processos seletivos” traz informações sobre os cursos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) que têm provas de habilidades específicas e estão com processos seletivos simplificados abertos.